O Ibovespa em novembro comparado ao mês de outubro não foi tão ruim, avaliou Alan Ghani, durante participação ao programa BM&C Market da última quarta-feira (1º). O analista disse que os principais fatores que penalizaram a Bolsa foram os mesmo de outubro, sendo surpreendido apenas com a divulgação de uma nova variante da Covid-19, a Ômicron.
“Acho que dezembro tende a ser um pouco melhor do que novembro”, avaliou o especialista.
A PEC dos precatórios precificou o mercado no mês anterior. “Agora é o contrário, o mercado quer que a PEC seja aprovada logo do jeito que ela está para não aparecer mais surpresas. Portanto, qualquer atraso na PEC dos precatórios acaba penalizando a Bolsa”, disse Ghani.
Além disso, o analista destacou a inflação, uma vez que puxa os juros para cima, e a fala do presidente do Fed, Jerome Powell, sobre o tapering, como fatores que podem impactar o principal índice da Bolsa brasileira.
Em contrapartida, Ghani disse que o lado positivo é que, com o destravamento da PEC dos precatórios, começa a enxergar um arrefecimento na inflação. “O que eu quero dizer é que continua subindo, porém com um ritmo menor”, avaliou.
Confira a análise na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.