Atualizada às 11h52
Após uma sequência de três altas, o Ibovespa abriu em forte queda nesta sexta-feira (26), impactado pela notícia da nova variante da Covid-19 na África do Sul. Às 11h52, o principal índice da B3 registrava queda de 3,36% aos 102.252 pontos.
A nova variante da Covid, identificada como B.1.1.529, preocupa cientistas devido ao seu alto número de mutações e rápida propagação.
Ela vem se espalhando rapidamente em Gauteng, a província mais populosa da África do Sul, anunciou o ministro da Saúde, Joe Phaahla.
“Nos últimos quatro ou cinco dias, houve um aumento mais exponencial”, disse ele, acrescentando que a nova variante parece estar impulsionando o aumento de casos. Cientistas da África do Sul estão trabalhando para determinar qual porcentagem dos novos casos foi causada pela nova variante.
A nova variante também foi encontrada em Botswana e Hong Kong em viajantes da África do Sul, disse Phaahla.
A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou em sua conta no Twitter que o órgão executivo da União Europeia proporá, “em coordenação próxima com Estados membros”, uma interrupção emergencial das viagens aéreas da região sul do continente africano.
Nesta mesma linha, Reino Unido e Israel anunciaram que irão proibir voos da África do Sul e de outros cinco países da África Austral a partir do meio-dia (horário local, 9h no Brasil) desta sexta-feira.
O secretário de Saúde do Reino Unido, Sajid Javid, disse que há preocupação de que a nova variante possa ser “mais transmissível” que a dominante cepa Delta, e que “as vacinas que temos atualmente podem ser menos eficazes” contra ela.
As principais Bolsas da Europa também enfrentam um dia de fortes perdas, com preocupações sobre a nova variante. Em Londres, o índice FTSE 100 recua 2,88% aos 7.099 pontos. Em Frankfurt, o DAX-30 cai 2,52% aos 15.517 pontos e, em Paris, o CAC -40 desvaloriza 3,20% aos 3.849 pontos.
Com Estadão Conteúdo