Ibovespa sobe com política fiscal, em dia de feriado nos Estados Unidos

A Câmara dos Deputados aprovou Medida Provisória que cria o Auxílio Brasil, programa social do governo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

O Ibovespa subiu na maior parte do pregão desta quinta-feira (25) e fechou o dia em alta. Indicadores econômicos, como a prévia da inflação, e a aprovação do Auxílio Brasil em Brasília movimentaram o mercado, em dia de menor liquidez devido ao feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta o texto principal da MP que cria o Auxílio Brasil, programa social criado pelo governo em substituição ao Bolsa Família. De autoria do deputado Marcelo Aro (PP-MG), o parecer aprovado modifica o texto original do governo e amplia a faixa de pessoas enquadradas na situação de extrema pobreza, além de eliminar a fila para o recebimento do auxílio.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, subiu 1,17% em novembro, sobre alta de 1,20% no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano, o indicador acumula alta de 9,57% e, em 12 meses, de 10,73%, acima dos 10,34% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2020, a taxa havia sido de 0,81%.

Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em alta de 1,24%, cotado a 105.811,25 pontos.

dólar fechou em queda de 0,53%, cotado a R$ 5,565.

Nos Estados Unidos, as bolsas estão fechadas e reabrem na sexta-feira.

Confira destaques desta quinta:

Ministério da Economia divulgará indicador próprio de atividade mensal; em outubro alta foi de 2%

O Ministério da Economia divulgou nesta quinta-feira que passará a divulgar mensalmente o Indicador de Atividade Econômica (IAE), calculado pela Secretaria de Política Econômica (SPE), sendo que em outubro a alta do índice foi de 2% sobre igual mês do ano passado.

Segundo a pasta, a maior alta na atividade foi registrada em Serviços de Informação (+8,4%), seguida pelo crescimento visto em Transportes (+7,2%) e Outros Serviços (+6,5%).

Em contrapartida, houve contração na Indústria de Transformação (-4,9%) e Comércio (-3,3%).

Dívida da Petrobras em níveis saudáveis permitiu elevação de investimentos, diz CEO

O equacionamento da dívida da Petrobras, que está agora em níveis saudáveis, permitiu que a petroleira estatal voltasse a elevar investimentos em seu mais novo plano estratégico, afirmou nesta quinta-feira o presidente da companhia, Joaquim Silva e Luna.

A Petrobras informou na véspera que investirá 68 bilhões de dólares entre 2022 e 2026, um aumento expressivo em relação ao plano de negócios plurianual anterior, que previa 55 bilhões de dólares.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.