Os analistas da Safra Corretora divulgaram relatório com recomendação de compra para as ações da TIM Brasil (TIMS3), com preço-alvo de R$ 18, o que indica um potencial de valorização de 30% em relação ao último fechamento.
O destaque da análise foi a oferta da gestora de fundos KKR no valor de € 10,7 bilhões pelo total de ações da Telecom Italia, controladora da TIM, anunciada no começo da semana.
A KKR pretende obter a aprovação dos diretores da TIM em uma oferta amigável, condicionada a uma diligência de quatro semanas, além da liberação do governo italiano.
A gestora deve condicionar a oferta à aceitação de pelo menos 51% das duas classes de ações da Telecom Itália. Segundo os analistas, o preço da oferta representa cerca de 44% de ágio sobre o último preço de fechamento da ação.
Na opinião da equipe da Safra Corretora, o avanço da oferta deve depender principalmente da aprovação do governo italiano e da Vivendi, principal acionista da Telecom Itália, com 24% de participação.
“Apesar de ainda ser cedo para dizer que a oferta terá sucesso, acreditamos que ela deva impulsionar o preço das ações da TIM Brasil no curto prazo, pois entendemos que a venda do controle acarreta o tag along (direito de venda conferido a acionistas minoritários, em caso de alienação de ações realizada pelos controladores da companhia) de 100%”, afirmaram.
Para a equipe de análise, o fato de a oferta da KKR exigir pelo menos 51% de aceitação é forte argumento quanto a esse tema.
Na noite da última terça-feira (23), a TIM divulgou fato relevante informando que não recebeu qualquer contato direto ou proposta da KKR, ou qualquer informação ou comunicação sobre o assunto da sua controladora, a Telecom Italia.