O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (23), depois de enfrentar mais um pregão de perdas na véspera, quando renovou a pontuação mínima do ano. Às 12h10, o principal índice da B3 registrava valorização de 1,10% aos 103.246 pontos.
Nesta madrugada, o minério de ferro teve alta de 10%, com expectativas de que as siderúrgicas chinesas aumentem suas produções.
Nos últimos meses, o governo da China vinha pressionando a reduzir a produção, o que contribuiu para a forte desvalorização do metal.
O aumento beneficia as mineradoras e siderúrgicas na Bolsa brasileira. As ações da Vale (VALE3) registram forte alta de 5% para R$ 70,97, enquanto a Usiminas (USIM5) avança 8,33% para R$ 13,66.
O mercado ainda repercute a notícia de que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, renomeou Jerome Powell para o comando do Federal Reserve (Banco Central norte-americano), o que aumenta a expectativa de que o BC americano mantenha a política monetária.
Na Europa, o aumento de casos de Covid-19 e a imposição de novas medidas de isolamento social em alguns países segue preocupando os investidores e aumentando o sentimento de aversão ao risco.
Por lá, as principais Bolsas operam no vermelho nesta terça. Há pouco, o índice DAX-30, de Frankfurt, recuava 0,65%, enquanto o CAC-40, de Paris, cedia 0,23%.
Ainda no Velho Continente, o PMI industrial da Zona do Euro bateu 58,6 pontos em novembro. A expectativa era de 57,3 pontos. No Reino Unido, o PMI de serviços também ficou em 58,6 pontos, em comparação com a expectativa de 54,6 pontos.
Nos Estados Unidos, os investidores acompanham hoje os Índices dos Gerentes de Compras, PMIs, industriais e de serviços de novembro.