As principais bolsas mundiais operam sem rumo definido nesta terça-feira (16), com a repercussão da cúpula virtual que reuniu o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping. Biden disse que a missão de ambos é garantir que a competição entre seus dois países “não se desvie para um conflito” e que “é importante os dois países se comunicarem de forma transparente e honesta, e que devem respeitar as regras internacionais”.
Nos Estados Unidos, o mercado acompanha, às 10h30, dados sobre vendas no varejo em outubro, divulgado pelo Departamento do Comércio. Mais tarde, às 11h15, o Federal Reserva mostra dados da produção industrial referentes a outubro.
Na Europa, o mercado repercute nesta terça-feira o PIB da Zona do Euro, que foi divulgado na manhã de hoje e ficou em 2,2% no terceiro trimestre e 3,7% na comparação anual. Além de repercutir a cúpula, segue no radar dos investidores, também, a temporada de balanços do terceiro trimestre das empresas.
Aqui no Brasil, os investidores ficam de olho Boletim Focus, do Banco Central, que elevou, mais uma vez, as projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2021, subindo de 9,33% para 9,77%. Para 2022 a previsão subiu de 4,63% para 4,79%. Já em relação ao PIB, as projeções foram reduzidas de 4,93% para 4,88% em 2021. Para o ano que vem, foram reduzidas de 1% para 0,93%.
Os investidores também repercutem o IBC-Br, conhecido como “prévia do PIB”, referente ao mês de setembro, que teve queda de 0,27% em setembro em comparação com agosto, praticamente em linha com o esperado pelo mercado.
Para hoje, o mercado também aguarda os números do terceiro trimestre de Eletrobras (ELET3/ELET6), principal empresa de energia elétrica do país. Ainda hoje, os investidores vão acompanhar os balanços de Boa Vista (BOAS3), Cruzeiro do Sul (CSED3), Espaçolaser (ESPA3), Hidrovias do Brasil (HBSA3), Iochpe-Maxion (MYPK3) e Mosaico (MOSI3).
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.