O bitcoin chegou a ser negociado abaixo dos 60.000 dólares nesta terça-feira pela primeira vez desde 1º de novembro, após renovar máxima na semana passada, com a criptomoeda ether também mostrando declínio relevante.
O bitcoin, que no último dia 10 atingiu um novo recorde de 69.000 dólares, chegou a cair 7,9% no pior momento desta sessão, a 58.563 dólares, menor valor em 19 dias e uma baixa de 15% em relação à máxima.
O ether, a segunda maior criptomoeda do mundo, tocou uma mínima de 19 dias a 4.106,14 dólares, chegando a cair nesta terça-feira quase 12% no pior momento.
Por volta de 10:40 (horário de Brasília), o bitcoin cedia 4,72%, a 60.606,59 dólares. O ether perdia 6,43%, a 4.268,86 dólares.
SEC x ETF
A Securities and Exchange Comission (SEC, a CVM americana) rejeitou o pedido da gestora de fundos VanEck para aprovação de um ETF (fundo negociado em bolsa) à vista de bitcoin. Atualmente, apenas ETFs futuros da criptomoeda podem ser negociados nos Estados Unidos.
Em uma decisão de 51 páginas, a SEC disse que a operadora de bolsas CBOE Global Markets, que visava listar o ETF, não conseguiu provar que o mercado à vista de bitcoin não estaria sujeito a manipulação ou fraude, e que poderia ser monitorado adequadamente com um acordo de compartilhamento de vigilância com a bolsa.
A VanEck foi uma das várias empresas de fundos que tentaram obter a aprovação para um ETF baseado à vista, após o recente sinal verde da SEC para dois ETFs de futuros de Bitcoin: o ProShares Bitcoin Strategy ETF (BITO) e o Valkyrie Bitcoin Strategy ETF (BTF).