O Ibovespa encerrou o pregão desta sexta-feira (12) em queda e perdeu partes dos ganhos que teve no pregão anterior. Apesar disso, o índice da bolsa brasileira encerrou a semana com alta de 1,44%. A enxurrada de balanços trimestrais movimentou o mercado doméstico nos últimos dias.
Dos resultados trimestrais, destaque para as ações da Lojas Americanas (LAME4) e Americanas S.A. (AMER3), que registraram as maiores altas do dia, enquanto Natura (NTCO3) e Magazine Luiza (MGLU3) amargaram entre as piores quedas.
Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam em alta nesta sexta, com as ações da Johnson & Johnson e de tecnologia liderando os ganhos ao final de uma semana marcada por preocupações com a inflação prolongada.
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em queda de 1,17%, cotado a 106.334,54 pontos.
O dólar fechou em alta de 0,98%, cotado a R$ 5,456.
Nos EUA, as bolsas encerraram em alta. O S&P 500 indicou +0,72% (4.682,81), o Nasdaq fechou em +1,00% (15.860,96), enquanto o Dow Jones fechou em +0,50% (36.100,37).
Confira outros destaques desta sexta:
Risco de transição para mundo mais sustentável parece muito mais difícil, diz Campos Neto
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta sexta-feira (12) que o risco de transição para um mundo mais sustentável parece muito mais difícil e avaliou que esse processo será duro.
Ao participar de seminário sobre sustentabilidade promovido por comissões do Senado Federal e da Câmara dos Deputados em Lisboa, Portugal, ele também afirmou que, contribuindo para a alta da inflação, o volume de investimento em energias sujas caiu num momento em que, por conta da pandemia, houve mudança da demanda para consumo de bens em detrimento de serviços, sendo que a produção de bens necessita de muito mais energia elétrica.
Rosa Weber manda PGR avaliar se abre investigação contra presidente do BC e dono do BTG
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Procuradoria-Geral da República um pedido para o órgão avaliar se vai abrir uma investigação contra o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e o dono do Banco BTG Pactual, André Esteves, conforme solicitação feita pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
O pedido da entidade é para que ambos sejam investigados por crime contra o mercado de capitais, popularmente chamado de uso de informação privilegiada ou insider trading.
Em seu requerimento, a ABI afirma que, segundo o próprio André Esteves, o presidente do BC teria o consultado sobre a condução da política monetária, questionando sua opinião sobre o nível da taxa de juros. A entidade cita como base para seu pedido de investigação reportagens da imprensa que usaram um áudio com suposta fala do dono do BTG que teria sido gravada em um evento da companhia realizado em outubro.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.