BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Telefônica Brasil, TIM e Claro arrematam principais lotes em leilão 5G

Redação BM&C News Por Redação BM&C News
10/01/2022
Em Uncategorized
Leilão do 5G já conta com 15 empresas na disputa em duas frentes

Telefônica Brasil, TIM e Claro venceram nesta quinta-feira os principais lotes do serviço de 5G no país, no leilão da Agência Nacional de Telecomunicações que garantiu até agora 6,16 bilhões de reais em outorgas.

A Telefônica Brasil ofereceu 420 milhões de reais por bloco de frequência nacional em 3,5 GHz, considerada a principal para serviços 5G. A TIM ofertou 351 milhões por lote na frequência e, a Claro, 338 milhões de reais para ficar levar o seu.

O quarto bloco nacional na frequência de 3,5 GHz ficou sem ofertas, pois 12 outras empresas menores que disputam o leilão não apresentaram propostas e as três operadoras maiores ficaram impedidas de disputá-lo, pois já tinham vencido anteriormente.

Com isso, o bloco B4 foi dividido em partes menores, com as três operadoras – Telefônica Brasil, Claro e TIM – conseguindo espectro adicional para complementar a oferta de 5G, pelo preço mínimo definido no edital, de 80,3 milhões de reais. O quarto sub-bloco acabou ficando sem ofertas.

Leia Mais

União Pet estreia após fusão e proventos ajustados marcam o dia de TIM e Caixa Seguridade

5 de janeiro de 2026
Tim

TIM registra lucro líquido de R$ 1,2 bilhão e avanço de 50% no 3º trimestre

4 de novembro de 2025

Apontado por membros do governo como o “maior leilão de frequências” já realizado no país, o certame não tem caráter arrecadatório, segundo seus organizadores, mas trazer bilhões de reais em investimentos nos próximos anos.

O leilão começou com mais de uma hora e meia de atraso devido a uma cerimônia sem distanciamento social, na qual o presidente Jair Bolsonaro discursou sobre temas que incluíram dificuldades na obtenção de licenças para pilotos de jet ski e pesca no lago de Itaipu.

Além da frequência de 3,5 GHz, que permite o chamado “5G puro”, o leilão vendeu também a faixa de 700 MHz nacional, que havia ficado vazia em 2014 e que agora servirá para oferta de serviços 5G e obrigações de cobertura em 4G. A vencedora dessa frequência foi a Winity Telecom, focada em clientes corporativos e controlada pelo Patria Investimentos.

Com isso, a Winity, que ofereceu 1,427 bilhão de reais, ágio de cerca de 805% sobre o preço mínimo, será uma nova operadora nacional de telefonia móvel, concorrendo com Telefônica Brasil, TIM e Claro, afirmaram representantes da Anatel.

A Winity afirmou que investirá 2 bilhões de reais para implantar 5 mil torres de telefonia no país até 2029. Entre as obrigações da empresa, está a implantação de serviços 4G em 35 mil quilômetros de trechos de rodovias hoje sem cobertura.

Nos lotes regionais na frequência de 3,5 Ghz a surpresa foi o lance de 1,25 bilhão de reais da Brisanet pelo lote C4, voltado à região Nordeste. A única outra empresa disputando o lote, a Meganet, ofereceu cerca de 9 milhões de reais, o mínimo definido no edital.

O valor de 1,25 bilhão de reais é próximo do levantado pela Brisanet no IPO mais cedo neste ano. A ação da companhia fechou em alta de 1,7% na B3.

A disputa continua com o bloco E, de frequências na faixa de 2,3 GHz, voltada para áreas densamente povoadas, mas que será dividida inicialmente com prestação de serviços 4G.

A Claro obteve quatro dos oito lotes em disputa até agora –E1, E3, E5 e E6, num desembolso de 1,18 bilhão de reais com outorgas. A Brisanet conseguiu o bloco E4 com lance mínimo de 111,8 milhões de reais e a Telefônica ficou com o lote E7 após disputar com a TIM. A oferta da Telefônica Brasil pelo E7 foi de 176,4 milhões de reais, ágio de cerca de 124% segundo a Anatel.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.

Motoristas das categorias C, D e E enfrentam novas regras com exame toxicológico obrigatório e multas altas

Emissor Nacional de Notas Fiscais exige atenção das empresas

Resolução amplia estrutura da CVM com novas áreas e cargos

Com 26,7 km de extensão e 392 metros abaixo do mar, o túnel subaquático rodoviário mais longo do mundo está sendo construído e já tem data para inauguração

Fundada em 1532, a primeira vila do Brasil encanta com centro histórico, praias e cultura caiçara

Casa térrea com cara de mansão: projeto de 90 metros quadrados aproveita cada metro com conforto e funcionalidade

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.