Nos últimos meses, a IRB não tem sido mais uma companhia queridinha dos investidores. Após se envolver em muitas polêmicas, as ações da resseguradora caíram 77% em 2020 e 40% em 2021. Desde o começo do ano passado, a IRB foi acusada de fraude, divulgou uma farsa envolvendo o mega investidor Warren Buffett, e foi alvo de uma ação de milhares de investidores com o objetivo impor perdas a fundos que operavam vendidos, apostando na queda das ações, um movimento chamado short squeeze, que ficou muito conhecido após o caso da Gamestop.
Para falar mais sobre a companhia, o estrategista de investimentos, Marco Saravalle, promoveu uma live em seu canal do Youtube. Um dos entrevistados foi Carlos Daltozo, diretor de Renda Variável na Eleven Financial Research. Segundo ele, a IRB tem potencial de crescimento no longo prazo.
“A aquela rentabilidade que ela entregava de 40% ROE (Retorno sobre o patrimônio) não era verídico. Tanto que eles tiveram que reapresentar os números de 2018 e 2019. Então […] Mas mesmo assim nós acreditamos que sim, é possível ela entregar um ROE de 20%. Não amanhã, não no ano que vem… Mas no longo prazo é possível justamente porque ela no Brasil tem essa característica de ser… De não ter catástrofes naturais na realidade. Praticamente todas as grandes resseguradoras do mundo sofrem com isso. Então a gente acredita que sim, ela consiga entregar em retorno sobre patrimônio líquido de 20% no longo prazo”, reforça Daltozo.
Já para Carlos Herrera, estrategista-chefe no Condor Insider, é preciso analisar muito bem antes de se posicionar em alguma ação, já que preço baixo não significa, necessariamente, uma boa oportunidade.
“Sobre a queda do papel, eu acho que tem uma situação super recorrente que muita gente tá pensando que por que um papel caiu muito então é uma baita oportunidade. E se esquece que tem que fazer conta, tem que de repente a empresa não tem um histórico confiável… E aqui esse é um caso típico de gerenciamento e resultados que terminou se tornando uma fraude”, diz Herrera.
Assista ao bate papo completo sobre IRB no link abaixo: