
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, discursou nesta quarta-feira (3) sobre a política monetária dos Estados Unidos e destacou que continuará a apoiar a recuperação econômica do país, apesar do início do tapering. “Mesmo com redução no ritmo das compras de bônus, apoio à recuperação continuará”, disse.
Powell também afirmou que a inflação poderá atingir a meta definida. “Mais adiante, a inflação deve retornar para perto da nossa meta de 2%”, destacou o presidente do Fed. “Devemos ver a inflação perdendo fôlego no segundo ou terceiro trimestre de 2022.”
O discurso vem após a divulgação da ata do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto, e tradução livre), que manteve a taxa de juros nos Estados Unidos entre zero e 0,25%, além do início do tapering, que deve começar no final de novembro.
O presidente do banco central norte-americano disse no discurso que a principal pauta das reuniões do Fomc foi a redução da compra de títulos. “Foco nesta reunião foi no tapering, não em elevação dos juros”, disse, que deu uma ideia de quando o processo terminará. “Ritmo do tapering sugere que o fim do processo será até meados de 2022.”
Outro tópico abordado por Jerome Powell foi sobre o mercado de trabalho, um dos fatores da atual taxa de juros, e mostrou otimismo. “Nesse ritmo, meta no mercado de trabalho pode ser atingida no segundo semestre de 2022”, afirmou. “Economia parece preparada para uma criação mais forte de empregos.”
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.