
O Ibovespa sobe nesta segunda-feira (1), recuperando-se parcialmente das perdas dos últimos dias e meses. A semana será mais curta devido ao feriado de finados na terça-feira (2), mas não quer dizer que deixará de ser agitada.
Na próxima quarta-feira, o Banco Central divulga a ata da última reunião do Copom, que elevou a taxa básica de juros, a Selic, em 1,5 ponto percentual, de 6,25% para 7,75%. A previsão é que o comitê faça um aumento semelhante na próxima reunião em dezembro.
O Federal Reserve (Fed), nos Estados Unidos, e o Bank of England (BoE), na Inglaterra, divulgarão os próximos passos da política monetária dos dois países. Destaque para o país norte-americano, que pode anunciar o início da redução de estímulos, o famoso tapering.
Nesta segunda, os investidores ficam atentos às atenções para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, a COP 26, na cidade escocesa de Glasgow. A cúpula ocorre um dia após os líderes do G20 se esquivarem de assumir a meta de encerrar as emissões de carbono até 2050, um prazo citado amplamente como necessário para evitar um aquecimento global mais extremo.
As bolsas nos EUA estão operando em leve alta hoje, liderados por ganhos na Tesla e em ações de energia, no início de uma semana repleta de dados econômicos e que pode contar com possível anúncio de redução das compras de títulos do Federal Reserve.
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operava em alta de 2,16%, cotado a 105.740,63 pontos às 13h30.
O dólar comercial registra alta de 0,52%, cotado a R$ 5,676.
Nos Estados Unidos, as bolsas estão subindo. O S&P 500 está operando em +0,14% (4.611,43), o Nasdaq registra +0,47% (15.570,30), enquanto o Dow Jones está em +0,18% (35.884,42).
Confira os destaques desta segunda:
Bolsonaro: ‘Petrobras anunciará novo reajuste de preço em 20 dias’
Bolsonaro concedeu uma entrevista à imprensa nesta segunda-feira (1º) na Itália, onde falou sobre os desdobramentos da Petrobras (PETR3; PETR4) em relação aos preços dos combustíveis. Segundo o Chefe de Estado, a estatal anuncia, extraoficialmente, um reajuste daqui 20 dias.
“Eu tenho pressa. Isso [aumento] não pode acontecer. A gente não aguenta porque o preço está atrelado à inflação, e perde o poder aquisitivo. A população não está com o salário preservado nos últimos anos. A população mais pobre sofre”, informou o presidente da República em entrevista veiculada pela CNN Brasil.
Índice de atividade industrial dos EUA cai a 60,8 em outubro, diz ISM
O índice de atividade industrial dos Estados Unidos elaborado pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês) caiu de 61,1 em setembro para 60,8 em outubro, segundo comunicado do ISM divulgado nesta segunda-feira.
A leitura, porém, ficou acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam queda do indicador a 60,3 no último mês.
O resultado de outubro também marcou o 17º mês consecutivo de crescimento da manufatura nos EUA, diz o ISM.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.