
A Selic é uma taxa básica da economia e serve de referência para outras taxas de juros e para remunerar investimentos corrigidos por ela (ou pela CDI, que é o valor bem próximo), segundo o vídeo do canal terraço econômico.
A Selic tem influência em todas as taxas de juros do país, como dos empréstimos, financiamentos e das aplicações financeiras. O aumento ou o recuo tem impacto em toda a economia brasileira e afeta o bolso e o dia a dia das pessoas.
A taxa é definida em reuniões do Copom realizadas pelo Banco Central a cada 45 dias. A Selic é um instrumento utilizado pelo BC para controlar a inflação. Assim, a taxa básica de juros não representa exatamente os juros cobrados dos consumidores, mas acaba influenciando o mercado. Ela influencia diretamente no custo de captação, ou seja, quanto os bancos pagam para conseguir levantar dinheiro para emprestar, mas ela representa apenas uma parte dos juros cobrados pelos bancos.
De onde vem o nome Selic?
O nome da taxa vem de “Sistema Especial de Liquidação e de Custódia”, o sistema no qual são operados esses títulos. A taxa média dos financiamentos verificada nesse sistema corresponde à taxa Selic.
Veja mais:
- Governo estuda vender ações da Petrobras e perder maioria, diz jornal
- Biden defende pacotes de gastos e alerta para impacto do clima na infraestrutura
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.