
As principais bolsas internacionais registram alta nesta segunda-feira (25), refletindo os bons resultados dos balanços de grandes empresas, como o HSBC no Reino Unido, que teve lucro líquido com alta de 160% no 3º trimestre em base anual, para US$ 3,54 bilhões.
Veja mais:
- Setor imobiliário perde fôlego no 3º trimestre
- Bullets da semana: Erich Decat analisa os impactos da política no mercado
Aqui no Brasil, os investidores também acompanham a temporada de resultados, com balanços de EcoRodovias, EDP Brasil, Neoenergia e TIM, depois do fechamento do mercado, e fica de olho nos riscos fiscais, após o Ibovespa fechar a última semana com queda de 7,28%, no pior desempenho semanal do ano. Às 8h25, o mercado também fica de olho no Boletim Focus, do Banco Central.
No cenário político, o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu, mais uma vez neste domingo, a decisão do governo federal de ultrapassar o teto de gastos para viabilizar o pagamento de R$ 400 no Auxílio Brasil até dezembro de 2022. Mais tarde, às 17h, o ministro vai participar da cerimônia de lançamento do Programa de Crescimento Verde.
A expectativa do mercado é de aceleração da alta de juros pelo Banco Central na próxima decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) na quarta-feira, com os economistas especulando altas entre 1,25 e 1,5 ponto percentual.