
As principais bolsas internacionais registram queda nesta quinta-feira (21), com a aversão ao risco predominando os mercados mundiais, em meio aos crescentes riscos fiscais. Nos Estados Unidos, os investidores ficam de olho no mercado de juros, onde os rendimentos dos títulos voltaram a subir, indicando uma possível inflação.
Veja mais:
- Ibovespa oscila nesta quarta-feira, com risco fiscal no radar
- Destaques da Bolsa: Ações da Petrobras sobem; Vale cai 2%
Aqui no Brasil, a atenção se volta para Brasília. Ontem, o ministro da Economia, Paulo Guedes, comentou sobre o Auxílio Brasil, que havia sido anunciado horas antes pelo Ministério da Cidadania. Guedes afirmou que é necessário ter uma licença para gastar esse dinheiro agora. O valor vai ficar R$ 30 bilhões fora do teto de gastos.
Ainda no cenário internacional, os investidores acompanham o desenrolar da crise de Evergrande, após rumores de que a companhia não conseguiu vender ativos e que houve queda nas vendas de imóveis.
Outro ponto que está mexendo com o mercado internacional é a queda das mineradoras, após o minério de ferro registrar queda de mais de 8% na China, após preocupações com a alta do preço do níquel, que também é muito usado na produção do aço.