O ETF ProShares Bitcoin Strategy (BITO) saltou 4,8% para fechar em $ 41,94. O fundo rastreia os futuros do bitcoin da CME, ou contratos especulando sobre o preço futuro do bitcoin, em vez da própria criptografia.
Isso significa que os investidores no ETF devem esperar que o preço e o desempenho das ações difiram um pouco do preço do próprio bitcoin. Isso não é ideal para investidores existentes. Muitos deles têm uma visão de longo prazo das criptomoedas e esperavam um ETF que rastreasse o bitcoin físico que os investidores pudessem comprar e manter.
O preço do bitcoin saltou mais de 4% na terça-feira para US $ 64.206,51, de acordo com a Coin Metrics, cerca de 1% de seu maior recorde de 14 de abril de US $ 64.899. Os futuros do Bitcoin também ganharam cerca de 4%.
O lançamento destaca o notável crescimento da indústria de ETFs, disse Will Hershey, CEO da Roundhill Investments, à CNBC. “Os volumes de negociação são excepcionais”, disse Hershey sobre a atividade de negociação do primeiro dia da BITO. “A BITO negociou mais de US $ 700 milhões nocionais. Isso coloca seu primeiro dia bem à frente dos favoritos do ETF de varejo, como BUZZ e ARKX, em comparação com seus respectivos dias de lançamento no início deste ano. ”
Ele observou que quando o SPDR S&P 500 ETF estreou em 1993, ele negociou cerca de US $ 40 milhões em seu primeiro dia. Ao final do pregão, a BITO havia negociado cerca de US $ 984 milhões em volume.
ProShares
ProShares é o oitavo maior provedor de ETF por ativos, de acordo com ETDB.com. A empresa é conhecida por seus fundos que usam a alavancagem para rastrear movimentos em certos índices multiplicados por um determinado montante. Os executivos da ProShares tocaram o sino de abertura da NYSE, onde o ETF negocia. O fundo tem um índice de despesas de 0,95%.
A indústria de criptografia anseia por um ETF relacionado ao bitcoin há muitos anos. Por volta de 2017, os gestores de ativos começaram a se inscrever para lançar ETFs de bitcoin à vista, mas suas propostas foram rejeitadas pela Securities and Exchange Commission, que sustentou que nenhuma era capaz de provar a resistência do mercado à manipulação. A onda de pedidos de ETFs baseados em futuros veio este ano, logo depois que o presidente Gary Gensler assumiu o comando da agência.
“O lançamento do primeiro ETF vinculado ao bitcoin nos EUA fortalecerá o mercado de criptografia mais amplo e ajudará uma classe de investidores inteiramente nova a experimentar os benefícios do bitcoin como um ativo legítimo”, disse Anthony Bertolino, vice-presidente de crescimento da iTrustCapital.
