O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta terça-feira (19) que a criação do bureau de crédito rural sustentável, atualmente em desenvolvimento, será alinhada ao open finance.
Com isso, os beneficiários do crédito rural vão poder compartilhar suas informações sem necessidade de intermediação de agentes financeiros, o que levará a uma melhor precificação dos ativos, defendeu Campos Neto, ao falar em seminário socioambiental organizado pelo Ministério da Infraestrutura.
Veja mais:
- JBS investe R$ 26 milhões em projeto que previne e combate incêndios no Pantanal
- Lira: como justificaríamos romper teto para precatório e não para auxílio?
Na ponta, as condições de crédito serão melhores para aqueles em conformidade com os critérios de sustentabilidade, indicou o presidente do BC, complementando que o bureau poderá auxiliar os formuladores de políticas na concessão de incentivos para projetos rurais sustentáveis.
Com o bureau, serão definidos os critérios de sustentabilidade aplicáveis às concessões de crédito rural, que permitirão caracterizar as operações como sustentáveis dos pontos de vista social, ambiental e climático.
Campos Neto não mencionou data para o lançamento da medida.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.