
O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (30) o projeto, conhecido como “resolução contínua”, para evitar a paralisação da máquina pública. Foram 65 votos a favor e 35 contrários e eram necessários ao menos 60 para seguir o texto. Os senadores tinham até hoje para votarem o texto antes que ocorresse “shutdown” do governo.
‘Shutdown’ é a paralisação do governo, que fica com o orçamento para serviços e atividades governamentais congelado e serviços.
A medida precisa ser aprovada pela Câmara antes de chegar na mesa do presidente Joe Biden para sancionar. O texto prevê recursos para o financiamento do governo até o dia 3 de dezembro.
Veja mais:
- Powell: problemas com cadeia de produção nos EUA devem perder fôlego com o tempo
- Demanda ligada a overhedge é de U$17,4 bi e BC atuou para atenuar volatilidade, diz Campos Neto
Em meio a uma disputa política entre democratas e republicanos, um projeto anterior que evitaria o “shutdown” foi rejeitado no Senado. Isso ocorreu porque os governistas atrelaram essa medida à suspensão do teto da dívida, que a oposição decidiu não apoiar.
A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse mais cedo que colocaria a “resolução contínua” em votação na Casa ainda hoje. O líder republicano da Câmara dos Deputados dos EUA, Kevin McCarthy, disse nesta manhã que votaria por uma medida que financia as operações do governo federal até dezembro, sinalizando apoio bipartidário da Câmara ao projeto.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.