
O Ibovespa opera em alta, nesta quinta-feira (30), seguindo bom humor no exterior e apoiado pelas ações da Vale e das siderúrgicas.
Às 12h40, o Ibovespa subia 0,89%, a 112.099 pontos.
Com a alta do minério de ferro, Vale tem ganhos de 2,45%, Gerdau (GGBR4) sobe 6,29%, Metalúrgica Gerdau (GOAU4) avança 5,32%, CSN (CSNA3) registra alta de 5,42% e Usiminas (USIM5) tem ganhos de cerca de 4%.
As ações da Petrobras (PETR3;PETR4) operam entre leves perdas e ganhos, enquanto a PetroRio (PRIO3) registra forte alta de mais de 9%.
Confira os destaques desta quinta-feira:
Petrobras (PETR3;PETR4)
A Petrobras informou que destinará 300 milhões de reais para um programa social de 15 meses que visa ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social a adquirir gás de cozinha.
A medida vem em momento em que o Brasil enfrenta uma crescente inflação, impulsionada pelos altos preços de energia e alimentos.
A estatal afirmou em comunicado ao mercado que detalhes do programa ainda estão sob estudo, incluindo a definição do critério de escolha das famílias que serão beneficiadas e uma busca por possíveis parceiros.
Veja mais:
- PetroRio acelera alta após rumores sobre consórcios
- Ibovespa sobe seguindo bom humor dos mercados exteriores
PetroRio (PRIO3)
O nome do preferencial bider do pacote de desinvestimento dos campos de Albacora e Albacora Leste, na Bacia de Campos, deverá ser divulgado pela Petrobras até o final da próxima semana. A informação foi divulgada pelo site PetróleoHoje.
De acordo com a apuração, o negócio está entre os consórcios PetroRio/Cobra e Enauta/3R Petroleum/Talos Energia/EIG Global Energy Partners, existindo a possibilidad de a operação acabar sendo desmembrada entre os dois grupos.
Informações de bastidores sinalizam que o consórcio PetroRio/Cobra teria apresentado o maior valor total para os dois ativos juntos, com proposta girando em torno de US$ 4 bilhões, sendo a mais expressiva para o campo de Albacora.
Sabesp (SBSP3)
A Sabesp anunciou que o conselho de desestatização do Estado de São Paulo aprovou recomendação para que o governo estadual contrate a International Finance Corporation (IFC) para discutir opções para reestruturação do capital da companhia de água e saneamento.
Nos últimos meses, membros do governo estadual têm dado declarações à imprensa sobre a possibilidade da Sabesp passar por um processo de privatização.
Em curto fato relevante ao mercado, a Sabesp informa apenas que a recomendação do conselho envolve a contratação da IFC para “prestação de serviços de consultoria ao Estado consistentes na identificação e análise das possíveis alternativas de reestruturação do capital da Sabesp”.
Segundo o documento, “a cada etapa relevante dos trabalhos a serem realizados pelo IFC a matéria deverá retornar” ao conselho para avaliação e prosseguimento.
PetroReconcavo (RECV3)
A petroleira brasileira PetroReconcavo assinou contrato para o fornecimento de gás natural para a Companhia Potiguar de Gás (Potigás), responsável pela distribuição do insumo no Rio Grande do Norte, para entrega de 236 mil m³/dia, a partir de janeiro de 2022.
O gás fornecido à Potigás virá das 32 concessões operadas no Rio Grande do Norte pela Potiguar E&P, subsidiária da PetroReconcavo, desde 2019, quando a companhia concluiu a compra do primeiro Polo do desinvestimento de campos “onshore” (em terra) da Petrobras.
De acordo com divulgação no site da Potigás, o contrato de dois anos representará uma redução de 35% no valor da molécula, sendo toda a economia gerada pela nova contratação repassada integralmente ao consumidor final.
*Com Reuters
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.