
O Ibovespa opera em queda, nesta terça-feira (28), puxado pelas ações da Vale e das siderúrgicas.
Às 12h40, o Ibovespa caía 1,97%, a 111.345 pontos.
Com a baixa do minério de ferro, as ações da Vale (VALE3) caem 3,43%, CSN (CSNA3) tem queda de 4,61%, Gerdau (GGBR4) perde 1%, Metalúrgica Gerdau (GOAU4) tem baixa de 0,58% e Usiminas (USIM5) registra perda de 4,58%.
Os papéis da Petrobras registram leves ganhos (PETR3 +0,64%;PETR4 +0,88%).
Entre as altas estão as ações da Minerva (BEEF3) que têm ganhos de 1,65%.
Confira os destaques desta terça-feira:
Petrobras (PETR3;PETR4)
A Petrobras elevará o preço do diesel nas refinarias em quase 9% a partir de quarta-feira, após 85 dias de estabilidade, informou a companhia em nota, frisando que o movimento é importante para garantir o abastecimento do combustível no país.
Com o ajuste, o valor médio do diesel vendido pela companhia a distribuidoras passará de 2,81 reais para 3,06 reais por litro, refletindo reajuste médio de 0,25 real por litro.
O repasse do aumento para as bombas, nos postos, depende de uma série de questões, como margens de distribuidoras e revendedoras, misturas de biodiesel, assim como tributos.
Veja mais:
- Ações da Vale e siderúrgicas caem mais de 3% com minério de ferro
- Petrobras eleva diesel nas refinarias em quase 9%
Embraer (EMBR3)
A Embraer apresentou estudo prevendo demanda de quase 1,5 mil jatos de até 150 assentos nos próximos anos na China, que se tornará o maior mercado de aviação do mundo.
O relatório, apresentado durante o Zhuhai Airshow, exposição de aviação aeroespacial da China, prevê que 77% desse total será para atender à expansão do mercado, enquanto 23% vão substituir jatos atuais até 2040.
A China anunciou recentemente medidas de infraestrutura que incluem cerca de 200 novos aeroportos, o que, segundo a Embraer, vai impulsionar a demanda por jatos de médio porte.
“Acreditamos que, nos próximos 20 anos, aeronaves com até 150 assentos irão liberar todo o seu potencial”, disse Guo Qing, vice-presidente de Aviação Comercial da Embraer China.
Atualmente, a Embraer tem 91 E-Jets na China operando 550 rotas e transportando cerca de 20 milhões de pessoas por ano.
“A receita medida em número de passageiros por quilômetros na aviação civil chinesa deve crescer a uma taxa média de 4,7% ao longo da próxima década. Acreditamos que futuramente o mercado chinês de aviação será o maior do mundo”, afirmou Arjan Meijer, presidente-executivo da Embraer Aviação Comercial.
Braskem (BRKM5)
A petroquímica brasileira Braskem informou nesta terça-feira que sua subsidiária Idesa assinou aditivo contratual com a mexicana Pemex para quitação de pendências contratuais.
O aditivo também prevê apoio para projeto de construção de terminal de importação de etano no México e altera o compromisso de fornecimento para o volume mínimo de 30 mil barris por dia.
“O projeto do terminal visa a complementar o abastecimento de etano no México e viabilizar a operação da Braskem Idesa a plena capacidade, com acesso a novas fontes de matérias-primas”, afirmou a Braskem no documento.
O volume acertado valerá até a entrada em operação de terminal de importação de etano, prevista para o segundo semestre de 2024 ou a data limite de fevereiro de 2025 (passível de extensões se houver atrasos com licenças), o que ocorrer primeiro, explicou a Braskem em fato relevante.
O aditivo define um direito de preferência para a Braskem Idesa comprar todo o etano que a Pemex tiver disponível e não consuma no seu próprio processo produtivo até 2045, a preços conforme referências internacionais.
Vale (VALE3)
A mineradora Vale informou que 30 dos 39 trabalhadores que estavam presos em uma mina subterrânea em Sudbury, no Canadá, voltaram à superfície na manhã desta terça-feira, 28. Os demais funcionários estão sendo retirados.
No domingo, 39 funcionários ficaram presos de 900 a 1.200 metros de profundidade na mina Totten, em Sudbury, Ontário, após uma pá escavadeira ter se desprendido, bloqueando um acesso e indisponibilizando o meio de transporte dos empregados (um elevador).
Segundo a Vale, os empregados estavam na mina no momento do incidente e imediatamente dirigiram-se às estações de refúgio como parte do procedimento padrão.
“Não há relato de ferimentos e eles têm tido acesso a água e comida”, informou a mineradora.
Os funcionários estão sendo retirados, desde domingo à noite, por uma equipe de resgate por meio de escada secundária que já existia dentro da mina.
Camil (CAML3)
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição da companhia de massas Santa Amália pela Camil, informou a empresa compradora nesta segunda-feira.
A operação, que marcou a entrada da Camil no setor de massas, foi anunciada ao mercado no mês passado, em um negócio de 260 milhões de reais. Com a compra, a Camil também assumirá o endividamento da Santa Amália da ordem de 150 milhões de reais.
“A efetiva conclusão da operação está sujeita ao trânsito em julgado da operação e ao cumprimento de outras condições precedentes estabelecidas no Contrato de Compra e Venda de Ações da Santa Amália”, disse a Camil no comunicado.
Irani (RANI3)
O conselho de administração da Irani aprovou, nesta segunda-feira (27), um programa de recompra de até 8,2 milhões de ações ordinárias, o equivalente a 7,76% do total de papéis do tipo emitidos pela companhia em circulação.
O prazo do programa será de 18 meses, com início em 1º de outubro de 2021 e término em 31 de março de 2023.
Segundo a Irani, a aquisição das ações tem como objetivo maximizar a geração de valor para os acionistas por meio de uma administração eficiente da estrutura de capital da companhia.
*Com Reuters e Estadão Conteúdo
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.