
Minutos antes da divulgação desta quarta-feira (22) por parte Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa básica de juros, a Selic, o mercado de derivativos calculas as probabilidades. A expectativa é que ocorra uma alta de um ponto percentual, subindo de 5,25% para 6,25%.
O mercado, via derivativos, precifica percentualmente as probabilidades de respectivos aumento na taxa básica de juros brasileira. Com o fechamento e últimos negócios, analistas da SaraInvest notam uma vasta aposta no aumento de 100bps para a noite dessa quarta, com 92% das chances. Por outro lado, corre por fora os aumentos de 75bps e 150bps, com, respectivamente, 1,3% e 6% de probabilidade.
Veja mais:
- Ibovespa encerra em alta com exterior positivo após ata do Fed e preço de commodities subindo
- Destaques: Vale e siderúrgicas sobem com disparada no preço do minério de ferro
Segundo as projeções da Broadcast de 51 casas de análise, 44 preveem aumento da Selic em 1 ponto percentual, de 5,25% para 6,25%.
A mediana da Selic terminal, no entanto, indica taxa de 8,25% no fim de 2021 e de 8,50% no final de 2022.
No pré-Copom de agosto, o levantamento indicava taxas terminais de 7,00% e 7,25% respectivamente.
“O Comitê notou que a mediana das projeções de crescimento, segundo a pesquisa Focus, está sensivelmente mais otimista do que as do seu cenário básico e ponderou se as dificuldades relacionadas à dessazonalização das séries devido ao choque da pandemia explicariam essa divergência”, destacou o colegiado. No último Focus, os economistas consultados pelo BC estimaram um crescimento do PIB de 5,30% neste ano e de 2,05% em 2022.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.