
Nesta sexta-feira (17), o mercado segue repercutindo a elevação do IOF para o custeamento do Auxílio Brasil, a admissibilidade da PEC dos precatórios, pela Comissão de Constituição de Justiça da Câmara dos Deputados, e a aprovação de pagamento de R$ 40,2 bilhões em dividendos da Vale.
Veja mais:
- Governo tem prazo de 30 dias para resolver todas as incertezas de precatórios, diz Funchal
- CCJ da Câmara rejeita retirada de pauta da PEC dos precatórios
No fechamento do pregão, o Ibovespa encerrou o dia em queda, dentro da faixa dos 113 mil pontos, pressionado pela queda da Vale (VALE3), que finalizou com baixa de quase 4% devido à queda do preço do minério de ferro na China.
No Estados Unidos, as bolsas se recuperaram parcialmente e fecharam mistas. O declínio do setor de tecnologia e de ações do segmento de energia em meio à queda dos preços do petróleo são os principais responsáveis.
Política
O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto com aumento do imposto sobre operações financeiras IOF com o objetivo de custear o aumento no valor do novo programa social do governo que irá substituir o Bolsa Família, informou a Secretaria-Geral da Presidência em nota.
O aumento do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) valerá no período entre 20 de setembro e 31 de dezembro, e irá gerar um aumento de arrecadação estimado em 2,14 bilhões de reais, segundo a nota.
Agenda econômica
- FGV: IPC-S Capitais 2ª quadrissemana de setembro (8h);
- EUA/Universidade de Michigan: índice de sentimento do consumidor preliminar de setembro (11h);
- EUA/Baker Hughes: poços de petróleo em operação (14h).
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.