
Em documento enviado ao mercado nesta segunda-feira (13), a Eternit (ETER3) pagou R$ 8,3 milhões para os credores concursais da opção A de sua recuperação judicial. Na nota a empresa divulgou que manterá todos informados. “A Eternit manterá os seus acionistas e o mercado em geral informado a respeito dos assuntos tratados”, informou.
Além do abatimento da dívida, a companhia falou que retomou as atividades da sua controlada Sama, que atua no mercado de produção de amianto crisotila. Segundo a empresa, o STJ suspendeu a decisão de paralisar as operações da mineradora na cidade de Minaçu (GO). Com essa suspensão, a Eternit pode voltar às atividades da Sama que estavam interrompidas desde o dia 20 de agosto, devido a uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF).
Com mais de 50 anos de experiência, a Sama está no mercado de produção de amianto crisotila, atividade proibida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2017 devido aos danos ambientais e à saúde. A empresa também comercializou mais de 3 milhões de toneladas da fibra nos últimos dez anos, sendo que atualmente, a Sama tem exportação de material para mais de 150 países.
Veja mais: