
O Ibovespa opera entre perdas e ganhos, nesta terça-feira (14), com agentes financeiros ainda atentos a Brasília, mas também repercutindo dados de preços ao consumidor dos Estados Unidos.
Às 12h35, o Ibovespa subia 0,44%, a 116.917 pontos.
Com a atenção do mercado voltada para a audiência do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, na Câmara dos Deputados, as ações da estatal caem cerca de 1%.
A queda do minério de ferro afeta a ação da Vale (VALE3), que cai 1% e CSN (CSNA3) que tem baixa de 1,25%. Já Gerdau (GGBR4) avança 0,40% e Usiminas (USIM5) tem ganhos de 0,44%.
As ações da Méliuz (CASH3) seguem registrando forte alta de mais de 10%. A Camil (CAML3) também avança 2,66%.
Confira os destaques desta terça-feira:
Camil (CAML3)
A Camil Alimentos divulgou comunicado no qual informa que celebrou o Instrumento Particular de Cessão de Marcas, Nomes de Domínio e Outros Direitos de Propriedade Intelectual com a Jacobs Douwe Egberts BR (“JDE Brasil”) por meio do qual a companhia adquiriu as marcas compostas do termo “Seleto” registradas no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). Segundo a nota, a operação está alinhada com a estratégia da Camil de diversificação de categoria, inaugurando sua entrada no segmento de café.
“Essa mais recente aquisição consiste em um passo importante para o ingresso da Companhia no mercado de café, vindo de encontro aos seus objetivos estratégicos de aquisições de marcas e ativos no setor de consumo na América do Sul”, diz a empresa.
A conclusão da Operação está sujeita a condições usuais a este tipo de operação, inclusive a obtenção de aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Veja mais:
- Ibovespa oscila com audiência da Petrobras e inflação nos EUA
- Weg sob após compra de empresa de transformadores
WEG (WEGE3)
A Weg fechou acordo para a aquisição da empresa de transformadores para instrumentos e conjuntos de medição Balteau, situada no Estado de Minas Gerais, segundo comunicado ao mercado nesta terça-feira, sem informar o valor do negócio.
A Balteau especializada em projeto, fabricação, ensaios elétricos e assistência técnica para transformadores de corrente e de potencial capacitivo até 550kV, transformadores de potencial indutivo até 145kV e conjuntos de medição até 36kV, produtos que a Weg não tem em seu portfólio atualmente.
A empresa dispõe de um parque fabril de 11.800 m² de área construída no município de Itajubá, com uma equipe de aproximadamente 350 funcionários. Em 2020, sua receita líquida foi de 121,7 milhões de reais, segundo a Weg.
A consolidação da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições precedentes, entre elas a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Santander (SANB11)
O Santander anunciou nesta segunda-feira a compra de 70% da plataforma mexicana Mercadotecnia, Ideas y Tecnología (MIT), unindo-a ao seu braço de pagamentos Getnet, que se prepara para uma oferta inicial de ações (IPO) na Nasdaq.
Em comunicado, o Santander afirmou que a MIT seguirá desenvolvendo soluções para pagamentos e poderá exportar seus negócios para outros países. Fundada em 2004, a MIT tem mais de 35 mil clientes e 125 mil terminais de pagamentos (POS), com 10% do setor no México.
Petrobras (PETR3;PETR4)
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), abriu na manhã desta terça-feira no plenário da Casa o debate com a participação do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, sobre a situação da operação das termelétricas, o preço dos combustíveis e outros assuntos relacionados à estatal. Lira fez apenas a abertura formal da audiência sem dar declarações.
Inicialmente, Silva e Luna seria ouvido pela Comissão de Minas Energia, mas o evento foi transferido ao plenário para que todos os deputados pudessem participar. Na noite de segunda-feira, Lira criticou a gestão da Petrobras, causando forte reação nos papéis da petroleira no after hours em Nova York.
*Com Reuters e Estadão Conteúdo