Em sua carta mensal do mês de agosto, a Verde Asset informou que manteve suas posições atuais por acreditar que há um prêmio de risco suficiente no mercado acionário e na parte intermediária da curva de juro real.
A gestora de recursos considera que o mercado está barato, e a reabertura da economia com o avanço da vacinação devem contribuir para a melhora nos resultados empresariais de curto prazo.

“Por ora, nossa resposta tem sido: há prêmio suficiente no mercado acionário e na parte intermediária da curva de juro real, para mantermos as posições atuais, e incrementar aos poucos o risco do portfólio. Em outras palavras, o mercado está mais barato, mas não estupidamente barato (se vai chegar nesse nível é talvez a pergunta mais relevante)”, afirmou a Verde em sua carta.
Por outro lado, a crise institucional no país, a piora do cenário fiscal e problemas globais com cadeias de suprimento, aumentaram as incertezas no mercado local e contribuíram para que os preços de todos os ativos brasileiros caíssem.
“O cenário local continua com doses altíssimas de incerteza. O governo estimula as chamas de uma crise institucional, que leva a corrosão dos pilares do equilíbrio fiscal, num contexto macroeconômico de complexidade acima do normal: pior ano de chuvas nas séries históricas, geadas em partes do país e problemas globais com cadeias de suprimento. Com esse pano de fundo o mercado segue aumentando o prêmio de risco exigido no preço dos ativos – essa é uma maneira elegante de dizer que os preços de todos ativos brasileiros caíram”, explica a gestora.