
O baixo volume de água nos reservatórios tem preocupado o mercado nos últimos meses. Caso o cenário se mantenha, e possível que haja escassez de água potável futuramente. Além de afetar a população, as empresas ligadas à produção de bebidas podem ser altamente prejudicadas.
Leia também:
- EXCLUSIVO: Head de RI da Neogrid conta planos da empresa
- IPCA-15: Energia elétrica é uma das aliadas da inflação; analista avalia
Por isso, para amenizar esses problemas Fernando Henrique Magalhães, analista da Inside Research, fez análise para o cenário e apontou estratégias que devem ser adotadas por empresas, como Coca-Cola (COCA34) e Pepsi (PEPB34), para que não sofram impactos na produção e nos custos de operações.
“A gente vê uma população mundial bem relevante que não tem acesso a água. Então essa população ela já está, de certa forma, sendo impactada por conta da escassez de água. Por isso, essas empresas de refrigerante, de bebidas de uma forma geral, já estão investindo forte em um processo que para mim vai ser o mais importante, que vai revolucionar o mundo, que vai ser o processo de dessalinização de água para aproveitar essa água para consumo”, disse Fernando em entrevista à BM&C News.
O analista explicou que já é aplicado o método de dessalinização, porém ainda não é possível aproveitar desse processo para o consumo próprio. “Isso vai fazer com que as empresas tenham um dos principais risco solucionados”, avaliou.
Além disso, Fernando destacou que teve ter um processo regional muito importante, onde empresas do setor irão ter um exposição maior em continentes como Ásia, África e na América Latina, que são mais pobres. Com isso, essa população irá consumir, pela primeira vez, produtos de empresas como Coca-Cola e Pepsi.
Diante desse cenário, Fernando vê mais pessoas entrando para o mercado de refrigerantes do que saindo. “Com o desenvolvimento da economia, tecnologia e urbanização, a tendência é que esse mercado se favoreça como um todo”, analisou.
Confira a entrevista na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.