
O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, fez um discurso sobre “as perspectivas econômicas”, nesta sexta-feira (27) em , Wyoming, na conferência anual do banco central do Fed de Kansas City. Em uma de suas falas, a autoridade afirmou que “expectativas de inflação estão em linha com objetivo de 2%” – meta do próprio Fed.
A economia dos Estados Unidos continua a progredir em direção às condições estabelecidas pelo Federal Reserve para reduzir seus programas emergenciais da era da pandemia, disse o chair.
Em comentários preparados para discurso na conferência de banqueiros centrais de Jackson Hole, Powell sinalizou que o Fed permanecerá paciente à medida que tenta trazer a economia de volta ao pleno emprego, repetindo que deseja evitar controlar uma inflação “transitória” e potencialmente desencorajar o crescimento do emprego no processo –defendendo a nova abordagem de política monetária do Fed que Powell introduziu há um ano.
Sobre a decisão potencialmente iminente do Fed de começar a reduzir seus 120 bilhões de dólares em compras mensais de ativos, Powell disse que as semanas desde a reunião de julho do Fed “trouxeram mais progresso” na recuperação do mercado de trabalho, com quase um milhão de empregos criados, e que o progresso deve continuar.
Confira outras falas de Powell:
“Preocupações com a inflação são mitigadas por indicações desse pico vir de fatores temporários. Esperamos que os impactos desses aumentos de preços sejam transitórios”
“Os preços de carros usados estão começando a se estabilizar e devem, no futuro, puxar a inflação para baixo. Parece improvável que os preços de bens duráveis continuarão a pressionar a inflação”
“Com um hiato ainda ocorrendo na economia, o erro de aumentar os juros no momento errado poderia prejudicar a recuperação”
“Acredito que, por ora, a política monetária está bem posicionada. Sou da opinião que pode ser apropriado reduzir as compras de ativos até o fim do ano devido ao progresso registrado nas condições econômicas”
Discurso mais aguardado
A descrição genérica do tão aguardado discurso contrasta com o tema mais específico da fala do ano passado, “Revisão do Arcabouço de Política Monetária”,e não dá a investidores e analistas nenhuma pista imediata sobre o cronograma do Fed para retirar seu apoio à economia. Powell fará seus comentários por webcast, disse o Fed.
A ata da reunião de política monetária do Fed ocorrida em julho sugeriu que os membros do Fomc vão começar a reduzir os 120 bilhões de dólares em compras mensais de ativos antes do fim do ano.
*Com Reuters