
Os contratos futuros do minério de ferro negociados na China engataram a terceira sessão consecutiva de perdas nesta quinta-feira (19) afundando mais de 7% e atingindo o menor patamar desde 5 de fevereiro, pressionados pela fraca demanda e por estimativas de um aumento na oferta. Além disso, o Ibovespa Futuro cai mais de 1% nesta manhã e as ações da Vale (VALE3) também têm caído em pregões consecutivos.
Leia também:
- EXCLUSIVO: CEO da Viver conta planos da empresa
- Crise hídrica: Vale a pena investir em empresas de energia e saneamento?
Diante desse cenário, Lucas Claro, analista de investimentos do BTG Pactual digital, fez análise e deu destaque para o setor de materiais básicos: “Olhando para a Vale e principalmente para o setor de materiais básicos, a gente viu que foi quem segurou o Ibov ao longo desse ano, foi quem teve a melhor performance. Se você pega bancos, se você pega o setor de construção civil, todos os outros índices setoriais, eles estão no negativo ou muito próximo disso no ano e o setor de materiais básicos foi quem acelerou”, disse.
Na sequência, Lucas falou da rotatividade de setor que deve acontecer nos próximos meses: “Acho que em algum momento mais próximo, eu diria até nos próximos meses, caso a gente continue com essa pressão um pouco mais vendedora em cima do petróleo, do minério de ferro, a gente vai ver um fluxo de migração de setores provavelmente saindo do setor de materiais básicos e migrando um pouco para bancos”, destacou o analista.
Na avaliação de Lucas, a Selic em patamares mais elevados pode beneficiar os bancos nesta questão. “ Acho que a gente pode ter esse movimento de rotação de setor que a gente viu bastante ao longo do ano passado em uma velocidade até mais rápida do que de costume acontecendo muito em breve”, avaliou o analista de investimentos do BTG.
Além disso, sobre ter superado ou não o superciclo de commodities, Lucas disse que esse cenário vai depender do comportamento da China, em intervenção de preço, e dos Estados Unidos, com o pacote de infraestrutura do presidente Joe Biden, para a partir disso avaliar o setor.
Confira a entrevista na íntegra:
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.