As ações da Ultrapar (UGPA3) e BR Distribuidora (BRDT3) apresentaram queda nesta quinta-feira (12) depois da medida provisória (MP) sobre a venda de etanol ser assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
A baixa tem um motivo: o projeto permite que os produtores, ou importadores de etanol, o vendam diretamente aos postos, o que traz preços mais baixos para os consumidores.
Com isso, a intermediação das distribuidoras, que é o caso da BRDT3 e UFPA3, passará a ser facultativa, ou seja, sem obrigação.
“A iniciativa propicia maior eficiência logística, com benefícios diretos aos consumidores, e maior competitividade ao setor. Ainda melhora o ambiente regulatório e trata de aspectos tributários do setor de combustíveis automotivos”, comunicou a Presidência da República.
Veja mais:
- Ibovespa opera em queda com cenário político e balanços
- Bolsonaro diz que redução de subsídios permitirá taxa zero para diesel em 2022
Além destes pontos, a MP também traz a tutela regulatória da fidelidade à bandeira nos postos de combustíveis. Os locais, que exibem marcas de uma distribuidora, poderão comercializar combustíveis de outros fornecedores, desde que informado ao consumidor.
A cerimônia de assinatura da medida, que aconteceu na quarta-feira (11), contou com a presença dos ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e da Agricultura, Tereza Cristina, além do presidente da república.
Às 16h10 desta quinta, a BR Distribuidora apresentou baixa de 2,79%, com papéis negociados a R$ 26,85. Já a Ultrapar teve uma queda de 12,33%, com ações a R$ 15,21.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.