
O setor varejista do Brasil encerrou o segundo trimestre com uma queda inesperada de 1,7% nas vendas do mês de junho, de acordo com divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) . Esse resultado é o mais forte do ano depois de dois meses de ganhos, apesar de ainda seguir acima do patamar pré-pandemia.
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Além de o resultado representar a maior retração do setor neste ano, é a segunda maior para um mês de junho desde o início da pesquisa em 2000. Em contrapartida, Iguatemi (IGTA3) teve uma disparada do lucro no segundo trimestre, somando R$ 279 milhões, o que equivale a um salto de 502,8% ante mesma etapa de 2020.
Para analisar este cenário, Enzo Mori, head de research da Mogno Capital, falou sobre expectativas e disse que enxerga crescimento para empresas do setor, porém será feito de forma gradual. “A gente tem olhado muito para as teses que são as grandes ganhadoras e, mesmo com um cenário ainda diverso, elas devem ser as empresas que vão promover ainda esse movimento de consolidação”, disse Mori à BM&C News.
Na visão do Head de Research da Mogno Capital, a empresa Guararapes, dona da marca Riachuelo, é um exemplo de consolidação do setor. Apesar de ter registrado prejuízo líquido de 120,8%, maior em relação a igual período de 2020, a empresa já está se recuperando.
“A gente vê que empresas como esta e, além da Renner também, devem se beneficiar bastante aumentando seu share nos próximos anos”, avaliou o head de research.
Além disso, uma outra tese de consolidação citada pelo especialista é Petz. Na comparação com o mesmo período de 2020, o lucro líquido da companhia subiu 197%, para R$ 18,25 milhões. A receita líquida da Petz chegou a R$ 505,79 milhões, uma alta de 58,7% em comparação com o ano anterior.
As vendas em lojas cresceram 36,6% no trimestre. A alta no lucro da Petz foi impulsionada principalmente pela expansão da operação em lojas físicas. A companhia também apostou no segmento digital e registrou receita bruta de R$ 598 milhões.
Do total, 30% das vendas vêm dos canais digitais, que faturaram R$ 181 milhões. Desse valor, 60% das vendas vêm do aplicativo da companhia.
Confira a entrevista completa:
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