
A decisão pela greve foi quase uma unanimidade entre os trabalhadores da mina Escondida. Por 2.164 votos a 11, os mineiros decidiram paralisar as atividades na BHP. O grupo diz que donos anglo-australianos da empresa mostraram indiferença frente aos pedidos de aumentos salariais.
A BHP é uma companhia global líder em recursos naturais. Ela atua na identificação de jazidas, aquisição, desenvolvimento e comercialização de recursos naturais. A BHP está entre os maiores produtores mundiais de matérias primas, incluindo cobre, minério de ferro, níquel, prata e urânio, além de ter uma grande participação na indústria de petróleo e gás. As relações entre trabalhadores e empresa já estava abalada e se agravou no início do ano, com fortes críticas do sindicato às políticas nacionais seguidas.
Em fevereiro, o Chile, maior produtor mundial de cobre, caiu 13 lugares na lista global dos países com melhores condições de investimento em mineração. A pesquisa é realizada pelo respeitado Instituto Fraser do Canadá com base nas opiniões de executivos e gestores desta indústria.
A queda foi criticada pelo sindicato dos mineiros que falou em falta de políticas “transparentes” de exploração geológica. O presidente da Câmara de Minas do Chile, Manuel Viera, disse que as informações geológicas existentes não são suficientes para manter o interesse dos investidores mineiros no país
Com a queda na lista, o Chile perdeu a liderança na região para a Argentina e a Colômbia, passando para o terceiro lugar, à frente apenas do Peru e do Brasil. Essa queda teria sido também, na visão dos trabalhadores, devido a incerteza regulatória e a instabilidade social.
Veja mais:
- Ibovespa segue em queda nesta sexta; NY opera em alta
- Reforma do Imposto de Renda não ameaça vale-refeição, afirma relator
Alta produção
O Chile responde por 28% da produção mundial de cobre e, apesar da pandemia da Covid-19, não parou as suas operações. O país produziu 5,7 milhões de toneladas em 2019. A mineração chilena desempenha um papel fundamental na recuperação econômica do Chile e, em 2020, contribuiu com o equivalente a 2,5 milhões de euros para os cofres públicos.
Importância do Cobre
O cobre, também chamado de metal vermelho, fundamental para a transmissão de energia, tornou-se o principal produto chileno e responde por quase 50% das exportações. O metal está sendo considerado uma commoditie insubstituível, no mínimo, nos próximos 10 anos. E esse crescimento já vem mostrando impacto. O índice futuro deste metal na Bolsa americana teve 122% de retorno bruto somente entre março/2020 e maio/2021.
Em geral, momentos de retomada econômica e avanços de programas de infraestruturas ao redor do mundo fazem com que os investidores aumentem suas posições nas commodities, por serem ativos reais com fortes características cíclicas e que servem como “proteção” contra a inflação.
O cobre, em especial, tem se valorizado tanto por conta de uma crise de oferta, quanto por um aumento da demanda. Por isso, o preço do metal seguirá em tendência de alta por mais alguns anos.