
As ações da Vale (VALE3) estão entre as maiores quedas do Ibovespa desta sexta-feira (30). Às 15h30, a empresa está em baixa de 4,84%, cotada a R$ 110. O preço
O minério de ferro despencou 7,39% em Qingdao, sendo negociado a US$ 181,57 a tonelada.
Os contratos futuros do minério de ferro na Ásia despencaram nesta sexta-feira, pressionados pela decisão da China de reduzir a produção de aço, em linha com seu esforço de descarbonização, e pela redução na demanda doméstica pelo material de construção e manufatura.
Veja mais:
- Ibovespa registra queda nesta sexta; Vale impulsiona baixa
- Vale registra alta de 662%: Marco Saravalle analisa se ações estão baratas
Preocupações de oferta, porém, deram suporte aos preços do aço inoxidável, que registraram o maior ganho mensal desde que as negociações dos contratos tiveram início na bolsa de futuros de Xangai, em 2019.
Na quinta-feira, o preço “spot” do minério de ferro foi negociado a menos de 200 dólares/tonelada pela primeira vez desde 28 de maio, conforme dados da consultoria SteelHome. Nesta sexta, o mercado “spot” apresentou forte queda de 12,50 dólares, atingindo 185 dólares por tonelada.
Alan Ghani, economista-chefe da Sara Invest, explica os motivos das decisões chinesas.
“Acho que uma pergunta importante a se fazer é se isso é algo transitório ou permanente, que muda o fundamento da empresa, que vai mudar, de fato, o fundamento para o minério de ferro”, disse Ghani. “A leitura que a gente faz, e a maior parte dos analistas também, é de que não houve mudança do fundamento. É mais uma questão temporária, por isso poderia ser uma boa oportunidade de entrada.”
Confira o vídeo:
*Com Reuters