
O que a senadora Elizabeth Warren sugere é que os riscos inerentes ao uso e operação das moedas digitais sejam mapeados e que estratégias de segurança sejam desenvolvidas. Ela pede a elaboração de uma estrutura “abrangente e coordenada” onde as agências federais possam promover a regulação contínua das moedas virtuais.
A Senadora Warren é membro do Comitê Bancário do Senado e crítica de longa data dos maiores bancos do país. Warren pressionou a secretária do Tesouro a usar seus poderes no Conselho de Supervisão da Estabilidade Financeira para criar um mercado de criptografia mais seguro.
À medida que a demanda por criptomoedas continua a crescer e esses ativos se tornam mais integrados na atividade financeira, os consumidores e o sistema financeiro estão sob ameaças crescentes.
Warren citou cinco riscos representados por um mercado de criptografia sub-regulado. Em suas palavras, eles são:
– Riscos para bancos
– Uso em ataques cibernéticos
– Riscos de finanças descentralizadas
– Sonegação de impostos
– Lavagem de dinheiro
A carta de Warren para a Secretária do Tesouro Janet Yellen também veio durante o encontro chamado “Criptomoedas: para que servem?”
Os senadores receberam o Diretor Executivo do Coin Centre Jerry Brito, a Presidente da Filecoin Foundation Marta Belcher e Angela Walch, pesquisadora do Centre for Blockchain Technologies da University College London
Até o momento, não está claro qual órgão será responsável pela supervisão diária da negociação de criptografia. Se é o Conselho de Supervisão da Estabilidade Financeira, a Comissão de Valores Mobiliários ou o próprio Congresso .
Inclusive, essas decisões acontecem ao mesmo tempo em que o Federal Reserve avalia a possibilidade de emitir uma moeda digital para o Banco Central.