
O lucro da Weg mais do que dobrou no segundo trimestre, apoiado tanto na demanda doméstica como na aceleração da atividade industrial nos principais países que atua, além de efeito de crédito fiscal.
Leia também:
- Pfizer tem salto em lucro líquido e receita no 2º trimestre
- Santander Brasil: lucro gerencial no 2º tri soma R$ 4,1 bi, maior nível histórico
O lucro líquido somou 1,13 bilhão de reais no período de abril a junho, contra 514 milhões de reais um ano antes, de acordo com dados divulgados pela companhia nesta quarta-feira, com a margem líquida subindo a 19,7%, de 12,7%.
No segundo trimestre, houve a contabilização de créditos referentes à exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e Cofins, com o lucro líquido sendo positivamente impactado por 282,8 milhões de reais.
A receita operacional líquida cresceu 41,4% na comparação anual, para 5,75 bilhões de reais, com alta de 60,7% no mercado interno e de 28,9% no externo. Em dólar, a receita no mercado externo subiu 31,5%.
No Brasil, a Weg disse que observou solidez na demanda após a consistente recuperação nos últimos trimestres, com destaque para o crescimento dos negócios de ciclo curto, nas áreas de Motores Comerciais e Appliance, Equipamentos Eletroeletrônicos Industrias e em especial o negócio de geração solar distribuída.
“A manutenção dos negócios de ciclo longo… também contribuiu de forma importante para este resultado, com destaque para o retorno da receita de projetos de geração eólica.”
No exterior, a companhia registrou crescimentos relevantes de receita nos principais mercados de atuação, com destaque para os segmentos de mineração, óleo & gás e água & saneamento.
“Além dos negócios de Equipamentos Eletroeletrônicos Industrias, destacamos também o bom desempenho das áreas de Motores Comerciais e Appliance e Transmissão e Distribuição de Energia (T&D), com crescimento de vendas e aumento da participação em mercados importantes.”
O resultado operacional medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou 1,39 bilhão de reais, salto de 90,2% ano a ano, com a margem Ebitda passando a 24,2%, de 18% no segundo trimestre do ano passado.
O custo dos produtos vendidos cresceu 41,3%, para 4 bilhões de reais, enquanto as despesas de Vendas, Gerais e Administrativas (VG&A) subiram 26,8%, para 637 milhões de reais.
No segundo trimestre, a Weg investiu 168,3 milhões de reais em modernização e expansão de capacidade produtiva, máquinas e equipamentos e licenças de uso de softwares, sendo 52% em unidades no Brasil e 48% em instalações no exterior.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.