A concessionária de ferrovias Rumo abre nesta terça-feira (27) a operação de seu terminal ferroviário em Rio Verde (GO), a maior unidade da Malha Oeste, com capacidade de 11 milhões de toneladas de grãos e farelo de soja por ano, para atender Goiás e o leste do Mato Grosso.
O terminal, ligado por um trecho de quase 200 quilômetros de trilhos até São Simão (GO), escoará produção da maior região do agronegócio do país até o Porto de Santos (SP), levando fertilizantes no retorno.
Segundo o vice-presidente comercial da Rumo, Pedro Palma, o modal permitirá oferecer aos produtores do Centro-Oeste uma solução de transporte de 15% a 20% mais barata do que a feita hoje por meio de caminhões e mesmo pela hidrovia Tietê-Paraná.
Palma disse, ainda, que o terminal terá capacidade de carregar um trem de 120 vagões em menos de 8 horas.
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A empresa terá também em Rio Verde um outro terminal para líquidos, descendo etanol para Paulínia (SP), com os trens voltando carregados com diesel e gasolina.
Há também em construção um terminal de fertilizantes, em parceria com a Andali, com previsão para começar a operar no primeiro semestre de 2022, com capacidade de 1,5 milhão de toneladas por ano.
A Rumo ainda vai ligar à concessão no ano que vem um terminal em Iturama (MG) para açúcar.
De acordo com Palma, outros dois terminais devem ser erguidos até 2024, um no norte de Goiás e outro no sul de Tocantins.
Para ter a Norte-Sul toda conectada, a Rumo ainda fará um trecho ligando Rio Verde a Ouro Verde de Goiás, de cerca de 250 quilômetros, o que deve interligar a concessão também para o Norte do país, até o Porto de Itaqui (MA).
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