
Durante uma teleconferência para discutir lucros, o CEO da Tesla, Elon Musk, disparou que as baterias dos veículos da Tesla usam menos cobalto, um elemento cuja mineração está frequentemente ligada a abusos dos direitos humanos, do que os dispositivos fabricados pela Apple.
Acho que a Apple usa quase 100% de cobalto em suas baterias, telefones celulares e laptops, mas a Tesla não usa cobalto nas embalagens de fosfato de ferro e quase nada nas químicas à base de níquel”, disse Musk. “Em uma base de média ponderada, podemos usar 2% de cobalto em comparação a, digamos, 100% de cobalto da Apple. De qualquer forma, não é realmente um fator”, afirmou Musk.
Parte da extração de cobalto em lugares como a República Democrática do Congo tem sido associada a abusos dos direitos humanos, como o trabalho infantil. Em 2019, a Apple, além da Tesla e outras grandes empresas de tecnologia, foi nomeada como réu em um processo de direitos humanos, de acordo com o The Guardian.
Em um relatório de minerais de conflito publicado no início deste ano, a Apple disse que publica uma lista de todos os minerais de conflito e fundições e refinadores de cobalto, e todos os fornecedores de cobalto da Apple participaram de auditorias em 2020.