
A Hypera informou que pagará R$ 990 milhões pela compra das 12 marcas da Sanofi, anunciada no último dia 13, e que a transação gerou um ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 165 milhões em 2020. A operação deverá gerar sinergias de R$ 35 milhões, principalmente na área fiscal, com a internalização da produção em Anápolis (GO), o que deve demorar cinco anos.
“Ainda estamos avaliando alternativas de financiamento para pagar a aquisição das marcas da Sanofi”, afirmou Adalmario Ghovatto Satheler do Couto, diretor de relações com investidores, em teleconferência para analistas e investidores sobre os resultados do segundo trimestre realizada nesta segunda-feira (26).
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A Hypera anunciou a compra de 12 marcas de medicamentos isentos de prescrição no Brasil, México e Colômbia, da Sanofi, por US$ 190,3 milhões. O negócio ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O pagamento será feito após a aprovação, disseram os executivos.
“As marcas da Sanofi são bem complementares ao nosso portfólio, vamos revigorar a Cepacol e, em prescrição, temos agora a Buclina, e Hidantal, para tratamento de epilepsia, entre outras, que vão ampliar nossa atuação em mercados estratégicos, como OTC (medicamentos isentos de prescrição).”
A companhia disse que o crescimento de 23% no segundo trimestre, acima do avanço de 22% do mercado foi resultado do bom desempenho das marcas de dermatologia e mix do portfólio de marcas adquiridas.
“O resultado do segundo trimestre nos dá confiança de que vamos atingir as projeções que anunciamos para 2021. Vamos lançar mais de 100 produtos em 2021, estamos confiantes com as oportunidades de crescimento”, disse Breno de Oliveira, presidente da Hypera.
“As marcas adquiridas, especialmente em vitaminas, melhoraram nossa margem bruta, mas também adicionamos marcas em genéricos, que geram muito caixa. O portfólio de marcas vai permitir desalavancar muito rápido, estamos com uma margem bruta de 65,5%, esperamos manter esse nível no terceiro trimestre”, completou.
A empresa anunciou a compra da Buscopan e da Bioage, de dermocosméticos e disse que espera concluir a adaptação da produção dos produtos adquiridos na fábrica em Anápolis até 2024.
“O processo de internalização deve ser finalizado no ano que vem. No caso da Takeda, para obter 100% das sinergias, só quando finalizarmos a adaptação da produção na fábrica de Anápolis, nos próximos cinco anos.”
As marcas da Sanofi compradas pela Hypera, conforme anúncio no dia 13, terão apoio de uma equipe que visita farmácias que atua em 96% da rede.
“A Cepacol não recebe investimentos de marketing há anos, as oportunidades de crescimento são enormes”, disse o presidente da empresa sobre uma das marcas compradas da Sanofi, sem detalhar números.
A companhia encerrou o semestre com R$ 2,0 bilhões em caixa. A alavancagem encerrou em 2,3 vez, com dívida líquida de R$4,6 bilhões.
“Nosso foco agora é reduzir a alavancagem para menos de 2 vezes.”
BIOAGE
A aquisição da Bioage marca a entrada da Hypera em produtos para esteticistas e está alinhada com a estratégia de ampliar a atuação em cuidados para a pele, em que já atua com a Mantecorp. A compra foi anunciada em 8 de julho.