BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Como superciclo de commodities mexe com mercado? Sergio Mastrangelo analisa

BMCNEWS Por BMCNEWS
10/01/2022
Em Análises, BM&C NOW, MERCADOS

A alta nos preços das commodities (petróleo, metais, grãos e carnes) tem sinalizado que o mercado estaria entrando em um novo superciclo, parecido com o que aconteceu por volta de 2000 com forte crescimento no preço da matéria-prima.

Em vista de uma recuperação econômica pós-pandemia, países como China e Estados Unidos, estão apresentando alta nas ações do minério de ferro e cobre. No Brasil, produtos como minério de ferro, carne, soja e celulose, são as principais fontes de sustentação das exportações e quem se beneficia é a economia doméstica. Com o dólar em alta, existe um crescimento mais expressivo das empresas exportadoras. 

Leia também:

  • IPO do Traders Club: Mesmo com bons números, analistas não recomendam a entrada; entenda
  • Gustavo Almeida sobre IRB Brasil (IRBR3): ‘Tem condições de voltar para R$ 19,45’

O avanço da vacinação tem deixado o mercado otimista, porém a notícia da disseminação da variante Delta deixou os ânimos alterados, principalmente na Europa e na Ásia, pois existe um temor de que a recuperação econômica global e a demanda por energia seja prejudicada. 

O sócio e gestor de commodities da Persevera, Sergio Mastrangelo, analisou o cenário: “Hoje o mercado está se recuperando, porque realmente esse aumento de casos já era um pouco esperado em relação à reabertura gradual. Na medida em que você tem grupos que estão sendo vacinados e outros não, começa a abrir a economia. Devido à maior mobilidade, começam a ter um aumento de casos”, disse Mastrangelo em entrevista exclusiva à BM&C News. 

“Mas, a expectativa é que esses aumentos de casos não vão resultar em aumentos de mortes e internações. Então, a grande questão da demanda, tem a ver com essa volta de mobilidade”, explicou. 

Devido ao lockdown causado pela pandemia de Covid-19, a demanda por produtos e serviços sofreu fortemente um impacto negativo. No entanto, com o avanço da vacinação, houve uma recuperação dos padrões de consumo que voltaram favorecendo, principalmente as commodities. Como consequência disso, os preços voltaram a subir e empresas de petróleo, mineradoras e agricultores lutam para igualar a oferta, desencadeando uma alta que dura um período maior do que o esperado.

Acordo da Opep e o petróleo

Após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados anunciarem um acordo para aumentar a produção de petróleo até 2022, as ações do setor sofreram queda. 

No acordo, ficou acertado um acréscimo de 400 mil barris por dia a cada mês, a começar por agosto e segue até que seja retomada toda a produção interrompida no ano passado. 

Mastrangelo não considera esse acréscimo muito expressivo:“O aumento é importante, mas não é um aumento altista. O que realmente mexeu com o mercado, o que causou uma preocupação muito grande, foi com relação à demanda”, avaliou Mastrangelo. 

Leia Mais

Crédito: Unsplash

Crescimento dos FIDCs em 2025 não elevou inadimplência, aponta estudo

26 de março de 2026
PAPO DE DINHEIRO

Educação financeira e qualificação no mercado financeiro: desafios para o investidor brasileiro

20 de março de 2026

“Hoje o mercado de petróleo não é só uma questão de crescimento, que sempre é um grande driver de demanda para o petróleo, é uma questão de mobilidade.Essa mobilidade foi colocada em xeque no início da semana e fez todo esse movimento”, completou o sócio e gestor da Persevera.

“Olhando em um aspecto mais amplo, a questão da produção de petróleo, teve anos de pouco investimento e isso de certa forma foi agravado durante a pandemia.Tem questões ambientais também, que travam os investimentos em exploração e produção de petróleo, que colocam realmente a oferta em uma certa restrição e se tem pouca capacidade ociosa. Para gente pensar, hoje, o petróleo vai ter um aumento de produção mesmo a uma volta à normalidade”,.

Confira a entrevista na íntegra:

Investimentos em commodities ainda é um bom negócio?

Em meio a um possível superciclo de commodities, muitos investidores ainda negociam ações do setor. Sergio Mastrangelo falou sobre o cenário: “A gente tem posições no mercado de renda variável e é importante para qualquer investidor, que se ele quer, por exemplo, ter uma posição em uma empresa de petróleo, precisa ter também uma visão do que deve acontecer com o preço do petróleo”, disse. 

“Mas também tem outras nuances que as empresas têm: endividamento, capacidade de investimento que é uma análise que tem que ser feita mais na pegada de renda variável”, explicou.

Mastrangelo explicou ainda que o consumo por alimento, gasolina não é negociável e, como consequência, estimula a demanda e o acompanhamento do preço. “Commodities é muito a curto prazo”, avaliou. 

“Ela responde também a algumas mudanças macro, como é o caso de países que são produtores, países consumidores, e a questão do câmbio também. Então, a verdade é que para quem olha commodities é sempre importante ver o dólar”, ressaltou o especialista. “O dólar é o grande árbitro desse mercado”, concluiu.

Confira a entrevista na íntegra:

Transportando 5 milhões de toneladas de arenito por canais de 35 quilômetros, a capital de 1.000 quilômetros quadrados revela a maior infraestrutura hídrica de cerca de 900 anos atrás no mundo

O oásis verdadeiro no meio de dunas de 500 metros de altura que abriga 1 vila isolada em torno de 1 lagoa verde esmeralda

Formigas “Zumbis” estão usando antibióticos naturais para salvar a própria colônia de fungos assassinos

Ocultando cerca de 6 mil plataformas de terra sob a vegetação densa da selva equatoriana, o complexo urbano de 2.500 anos exibe uma rede de estradas que conecta cidades milenares até então desconhecidas

Estrada na França ganha fama por seus penhascos, pois o trajeto esculpido na rocha sobre o rio Bourne é um dos mais vertiginosos de toda a Europa

Com motor de 40 cavalos e suspensão invertida, a potente moto estradeira da fabricante indiana desafia as líderes mundiais, entregando tecnologia de ponta por apenas 25 mil reais

Quem somos

A BM&C News é um canal multiplataforma especializado em economia, mercado financeiro, política e negócios. Produz conteúdo jornalístico ao vivo e sob demanda para TV, YouTube e portal digital, com foco em investidores e executivos.

São Paulo – Brasil

Onde assistir

Claro TV+ – canal 547
Vivo TV+ – canal 579
Oi TV – canal 172
Samsung TV Plus – canal 2053
Pluto TV

Contato

Redação:
[email protected]

Comercial:
[email protected]

Anuncie na BM&C News

A BM&C News conecta marcas a milhões de investidores através de TV, YouTube e plataformas digitais.

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2026 BM&C News. Todos os direitos reservados.