
A rede de lanchonetes Bob’s prevê retomar este ano os patamares de vendas em um período pré-pandemia, enquanto o ritmo de abertura de novas lojas deve voltar a partir do ano que vem. De acordo com o diretor-geral da empresa, Antonio Detsi, a expectativa é de um faturamento de R$ 1,2 bilhão para 2021. Os serviços de delivery dobraram as participações nas vendas para 15%, isso equivale a uma fatia que deve permanecer na visão do executivo.
Leia também:
- Eletromidia compra 74,65% da Otima por mais de R$ 415 mi
- Como superciclo de commodities mexe com mercado? Sergio Mastrangelo analisa
No início da pandemia, o recuo das vendas foi de até de 50%, segundo o diretor-geral. Em novembro, as vendas pararam de cair, porém houve novo arrefecimento em dezembro e a segunda onda da covid-19, o que fez com que voltasse a situação aguda outra vez.
“O dia dos namorados de 2021 foi espetacular. Há uma demanda reprimida. As pessoas querem voltar ao lazer”, disse Detsi e acrescentou que o faturamento em alguns Estados do Brasil cresce desde março.
No ano passado, a empresa passou por revisão de gastos, fez mudança de escritório, renegociou contratos e reviu a estrutura dos restaurantes, incluindo também os serviços terceirizados. Para o executivo, o faturamento do ano passado, de R$ 930 milhões, considerando as circunstancias, teve um número razoável.
Com a reabertura econômica, a empresa está em processo de reajuste do modelo de negócios e revendo o projeto de abertura de lojas. Em Campinas, a rede inaugurou uma unidade que surgiu para ser uma plataforma de delivery. Além mesmo do “drive thru”, existe uma pista para retirada de pedidos, que são colocados em um “locker digital”.
No período pré-pandemia, o delivery representava de 7% a 8% das vendas para a rede de lanchonetes Bob’s. No pico da crise, essa fatia atingiu 70% e em alguns casos, atingindo a 100%.
Já no cenário pós-pandemia, todo o setor trabalha com uma parcela de cerca de 15%, o que faz com que dobrasse a representatividade do canal. Com isso, o valor médio gasto por pessoa no Bob’s gira em torno de R$ 28 e R$ 29. No delivery, o valor dos pedidos é mais alto, ficando entre R$ 50 e R$ 70, uma vez que, geralmente, são comercializados para a família.
Além disso, outro projeto que sofreu aceleração por conta da pandemia foi a venda de insumos para clientes prepararem os lanches em suas residências. Esse projeto teve lançamento no fim do ano passado e já representa 15% do total das entregas.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.