
Aos 82 anos, a norte-americana Wally Funk, aviadora pioneira, se tornou a pessoa mais velha a voar ao espaço no dia 20 de julho, ao lado de Jeff Bezos a bordo do veículo espacial da empresa dele, Blue Origin.
Em 1961, com apenas 21 anos, Funk foi uma das mulheres do grupo “Mercury 13”, onde algumas mulheres foram treinadas para se tornarem astronautas, mas o programa não era filiado à NASA.
Durante o programa, o grupo participou de rigorosos testes físicos e mentais equivalentes aos que os astronautas (homens) da equipe “Mercury 7” da NASA estavam treinando para o espaço.
Veja mais:
Nubank e mais 6 empresas brasileiras devem ir para a bolsa em Nova York
VTEX dispara mais de 30% em estreia na bolsa em Nova York
Muitas mulheres se destacaram durante o treinamento , uma delas foi Funk, que pontuou melhor do que os homens em alguns testes. Entretanto, nenhuma delas voaram ao espaço por conta do gênero.
“Eles me disseram que eu tinha feito melhor e concluído o trabalho mais rápido do que qualquer um dos caras”, disse Funk sobre em um vídeo publicado pela Blue Origin.
Com o voo de 20 de julho, Wally Funk quebrou o recorde do astronauta John Glenn, que voou a bordo do ônibus espacial Discovery em 1998, aos 77 anos.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.