
Após anúncio de aquisição da MAP Linhas Aéreas, que dará à companhia mais slots em Congonhas e amplia a força da empresa na região Norte, a Gol aérea agora está buscando crescer no Nordeste. Há também sinalizações de mais destinos no Sul do país, para ganhar corpo no segmento regional.
Este mês, a empresa iniciou duas novas rotas a partir de Salvador: Petrolina (PE) e Aracaju, marcando posição no terreno da rival Azul, atuante nas duas cidades.
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A chegada da aérea nos novos destinos será por meio de um acordo de compra de capacidade com a Voepass. No modelo, a empresa parceira é dona dos aviões e opera os voos, mas todos os lugares são vendidos pela Gol.
A operação da Gol no aeroporto de Salvador apresentou crescimento de 35% no número de decolagens em julho, na comparação com junho, para 78 por dia.
Segundo publicou o Jornal do Comércio, do Rio Grande do Sul, na segunda-feira, a companhia deverá oferecer voos diretos para novas cidades na região: Pelotas, Uruguaiana, Santo Ângelo e Santa Maria. A primeira, Pelotas, deverá começar já em dezembro. As novas rotas foram informadas ao jornal pelo presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional, deputado Frederico Antunes. Para Uruguaiana e Santa Maria, a estimativa é de voos com o ATR-72, também operados pela Voepass.
A parceria da Gol com a Voepass é estratégica. Com os acordos, a companhia nacional consegue chegar a aeroportos menores, que não comportam um Boeing 737 da empresa.
Em junho, essa proximidade nas evoluiu para a aquisição da MAP Linhas Aéreas, que pertencia à Voepass. Além de reforçar a operação no Norte do país, o negócio serviu para Gol levar 26 slots em Congonhas da empresa adquirida.
Após a aprovação de órgãos reguladores, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a compra renderá à Voepass R$ 25 milhões em dinheiro e 100 mil ações da Gol.
A empresa administrada por Paulo Kakinoff assumirá ainda compromissos financeiros da parceira de até R$ 100 milhões, dando mais musculatura ao grupo menor para reforçar sua operação.
A conectividade oferecida pela Voepass a cidades menores é fundamental para fomentar demanda da Gol nas suas principais bases: São Paulo, Rio Brasília, Salvador e Fortaleza. No total, a parceira hoje opera 14 rotas para a Gol.
Além disso, ajuda a explorar novos mercados. Isso porque, embora a Gol possa chegar até algumas regiões com o Boeing, não há demanda para encher o modelo (que no caso do MAX comporta 186 passageiros). Por isso, a Voepass entra na jogada com o seu ATR, com capacidade de cerca de 70 lugares, a depender do modelo.
Balan destacou que a empresa continua buscando uma parceria para operar aviões ainda menores do que o ATR, como o caso do Caravan, modelo de nove lugares que entrou na frota da Azul após a empresa comprar a TwoFlex no início do ano passado – a aérea menor, por sinal, era parceria da Gol.