
Após uma movimentação forte na política local ontem, esta sexta-feira (23) deve ter o mercado atento aos desdobramentos de decisões e informações de Brasília. O setor doméstico segue atraindo as atenções de investidores globais.
Por aqui, pronunciamentos e medidas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta última semana chamam a atenção do mercado, pregando um certo tom de cautela aos negócios.
LEIA MAIS:
- Destaques da bolsa: Multilaser estreia na B3, Rede D’Or faz parceria com Vale e mais
- Twitter supera meta de receita no trimestre com melhoria em anúncios, ações disparam
Ontem, pressionado pelo centrão, Bolsonaro reafirmou que vai fazer uma reforma ministerial, nos próximos dias, para fortalecer sua base de sustentação no Congresso e sobreviver às crises. A novidade será a entrada do senador Ciro Nogueira (PI), presidente do Progressistas, na Casa Civil.
Sem conseguir enfrentar até agora acusações que pesam contra o governo na CPI da Covid no Senado, o presidente vai mudar a articulação política do Palácio do Planalto e desmembrar o Ministério da Economia.
Ainda por aqui, o relatório final da reforma tributária deve ser apresentada no início no mês que vem. Hoje, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresenta a prévia da inflação oficial do país.
No setor corporativo, a temporada de balanços trimestrais continua. Aqui, será a vez da Hypera Pharma tornar público os seus resultados. Já nos EUA, a Kimberly-Clark divulgará seus números após o fechamento do mercado.
Ainda nos EUA, a expectativa é para a aprovação bipartidária de um pacote de investimentos em infraestrutura no país.
Estes e outros assuntos você também acompanha ao longo do dia durante a programação da BM&C News no YouTube. Confira os principais destaques que devem movimentar o mercado nesta sexta:
Prévia da inflação
O IBGE divulga nesta sexta-feira (23) a prévia da inflação oficial do país. O indicador guia a decisão sobre a taxa básica de juros no país, o que pode fazer com que os investidores repensem suas decisões de investimentos.
Por isso, o dado pode movimentar o mercado hoje.
Reforma Tributária
O relator da Reforma Tributária na Câmara, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), informou na quinta-feira (22) que pretende entregar o relatório final da reforma no início do próximo mês. A reforma é um dos temas mais aguardados pelos investidores, por isso segue no radar do mercado e pode continuar influenciando as movimentações da Bolsa.
Resultados
No Brasil, a Hypera Pharma (HYPE3) publica os resultados referentes ao segundo trimestre do ano, o que pode movimentar as ações da empresa. Nos EUA, será divulgado o balanço dos resultados da American Express (NYSE: AXP), maior emissora de cartão de crédito do mundo.
Além disso, também saem os resultados da Kimberly-Clark (NYSE: KMB), grande fabricante de produtos de papel higiênico e instrumentos cirúrgicos e médicos. Esses dados podem movimentar as ações dos setores financeiros e de varejo nos EUA e também podem influenciar a Bolsa por aqui.
Infraestrutura nos EUA
O presidente dos EUA, Joe Biden, continua no caminho para aprovação bipartidária de um pacote de investimentos em infraestrutura no país. Caso aprovado, o pacote irá injetar mais dinheiro e movimentar a economia norte-americana.
Na quinta-feira (22), a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que as perspectivas para um acordo melhoraram nas últimas semanas. O avanço deste assunto pode movimentar os investidores por lá, e isso deve afetar a Bolsa brasileira também.