O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) cresceu 0,2 ponto em julho deste ano em comparação com o apurado em junho, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com isso, o índice ficou em 62 pontos.
Este é o terceiro aumento consecutivo no indicador, que acumula crescimento de 8,3 pontos no período. O índice varia de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam confiança do setor industrial, quanto mais próximo de 0, menor a confiança.
LEIA MAIS:
- Bolsonaro decide recriar Ministério do Trabalho e Onyx deve assumir, dizem fontes
- Bolsonaro: ‘se chegasse fundão de R$ 3 bilhões, eu seria obrigado a sancionar’
O levantamento, realizado de 1º a 7 de julho de 2021, contou com entrevistas de 1.316 empresas, entre elas, 498 de pequeno porte, 500 de médio porte e 318 de grande porte. O resultado divulgado nesta quarta-feira (21) mostra que o índice de expectativas do empresário em relação à economia e a própria empresa nos próximos seis meses tem se mantido positivo.
“O patamar no qual o índice se encontra é o mais elevado para um mês de julho desde 2010 e foi influenciado principalmente pela percepção mais positiva das condições da economia brasileira”, disse a CNI, que é responsável pelo levantamento.
De acordo com a entidade, entre os componentes do índice de confiança da indústria, o Índice de Condições Atuais registrou avanço predominante, de 0,9 ponto, atingindo 55,7 pontos em julho. Esse aumento foi causado principalmente pela percepção mais positiva a respeito da economia brasileira, que aumentou em 1,6 ponto e se encontra atualmente em 54,4 pontos.
Já o Índice de Expectativas ficou no patamar de 65,2 pontos, acumulando um pequeno crescimento de 0,1 ponto em relação a junho.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo.