
O I-SFB (Índice de Saúde Financeira do Brasileiro) foi lançado nesta segunda-feira (19) pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e o BC (Banco Central). Segundo levantamento da ferramenta, 58% da população vive com desequilíbrio nas contas ou no limite financeiro.
O indicador foi desenvolvido em cooperação técnica com o Banco Central. Pode ser acessado e respondido por todos os brasileiros.
LEIA MAIS:
- Banco Central adia segunda fase do open banking para agosto
- Setor financeiro vai mudar, afirma diretor do Banco Central
De acordo com a Febraban, o índice foi criado por mais de 70 especialistas da Febraban com ajuda do corpo técnico do Banco Central e outras instituições financeiras. Mais de 5.000 pessoas responderam o questionário.
Ao responder o questionário, a pessoa receberá uma pontuação, de 0 a 100. A média do Brasil é de 57 pontos. Acima deste patamar são as faixas que vivenciam maior bem-estar financeiro.
O Sul é a região com mais pessoas com saúde financeira (49,5%). O Nordeste tem é o pior no indicador, com 59,7% dos entrevistados com orçamento no limite ou desiquilibrado.
SAÚDE FINANCEIRA
O diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Mauricio Moura, disse que o lançamento do índice é um marco para a educação financeira do país. “Esse indicador permitirá aos próprios cidadãos realizarem um diagnóstico de sua situação financeira pessoal e acompanhar sua evolução ao longo do tempo, traçando objetivos, tomando decisões e melhorando sua gestão financeira“, afirmou.
Disse ainda que o I-SFB “empodera o cidadão para avançar em autoconhecimento” financeiro, permitindo o diagnóstico da saúde financeira da pessoa. O diretor afirmou que também possibilitará o desenho de oferta de produtos e serviços financeiros mais adequados às reais necessidades de seus clientes e usuários.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo: