Direto do Congresso Federal, o analisa político Erich Decat traz os três principais acontecimentos de Brasília no âmbito da política e da economia. Neste domingo (18), Decat entrevista Cristian Pelizza, economista da Nippur Finance.
No cenário doméstico, o economista reforçou o ruído da reforma tributária e como a ideia de tributação de dividendos impactou o mercado nesta semana. Mas mesmo com a tensão, segundo Cristian Pelizza, ainda haverá muita demora para a aprovação. “A discussão nesta semana e que trouxe ao mercado uma calma adicional de que essa proposta ainda deve ser trabalhada no congresso, ela não deve passar integralmente como foi trazida”, reforça Pelizza.
No âmbito internacional, a divulgação dos dados de inflação também ficou no radar dos investidores. Havia um consenso de mercado sobre a questão inflacionária batendo o índice de preços ao consumidor, na faixa de 0,4%, e está em 0,9%, bem acima da expectativa.
“Isso acende o debate sobre que ponto o Banco Central Americano vai continuar conduzindo uma política monetária mais agressiva, com uma injeção de liquidez no mercado. Então o presidente do Banco Central Americano fez uma declaração ao congresso já demonstrando uma certa preocupação e o mercado entendeu isso como um ruído adicional. Então vamos ter que esperar as próximas reuniões para ver qual tendência deverá ser seguida”, afirma Pelizza.
Outro destaque foi a China, que divulgou uma série de indicadores nesta semana. Na última quinta-feira foi divulgado que o PIB da China cresceu 7,9% no 2º trimestre, bem abaixo do esperado. “A produção industrial chinesa também sofreu nos últimos meses com a questão da dificuldade na compra de alguns insumos essenciais, então a China está tentando realinhar e vem um indicador que mostra um crescimento, mas um crescimento ainda um pouco incerto”, diz.
Outro tema abordado por Decat e Pelizza foi a CPI da Covid, que irá se estender por mais alguns dias e deve impactar o mercado financeiro.
Acompanhe a entrevista exclusiva de Erich Decat com o economista da Nippur Finance, Cristian Pelizza, no vídeo abaixo: