
A sessão desta sexta-feira (16) do mercado financeiro deve seguir um rumo parecido com o de ontem (15), sem um desempenho definido para os princípais índices das bolsas globais. Investidores globais estão com as atenções voltadas ainda para assuntos domésticos no Brasil e no exterior.
Por aqui, o Congresso Nacional aprovou na noite de ontem a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que estipula as regras de gastos para invetimentos em 2022. Hoje, a FGV (Fundação Getúlo Vargas) divulga o monitor referente ao PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em maio.
LEIA MAIS:
- Itaú lança outro ETF de sustentabilidade com Tesla no índice
- EXCLUSIVO: Diretor Presidente da Melnick conta planos da empresa
No exterior, o mercado global esta à espera da divulgação de dados sobre a Inflação na zona do euro referente ao mês de junho. No EUA, o comércio terá seu relatório do mês de julho divulgado. Portanto, os temas devem agitar o mercado hoje.
Estes e outros assuntos você também acompanha ao longo do dia durante a programação da BM&C News no YouTube. Confira os principais destaques para esta sexta:
Orçamento 2022
Na noite de quinta-feira (15), a LDO, que define o Orçamento do governo para 2022, foi aprovada pelo Congresso Nacional.
A Lei estipula as regras para gastos e investimentos do governo no próximo ano e deve movimentar o mercado nesta sexta-feira (16), pois afeta a confiança dos investidores no Brasil.
“Prévia” do PIB
A FGV divulga hoje o Monitor do PIB do Brasil referente a maio. O cálculo do indicador é feito com a mesma metodologia do cálculo oficial, o que ajuda os investidores a identificar a evolução da atividade econômica do país e a criar perspectivas para a próxima leitura.
Inflação na zona do euro
O mercado deve responder também à inflação oficial dos países que formam a zona do euro. O dado que deve ser divulgado hoje é referente ao mês de junho.
O avanço dos preços continua sendo foco de atenção dos investidores, pois pode pressionar os governos do bloco a diminuir os incentivos econômicos —decisão que pode atrapalhar a recuperação econômica na região.
O bloco da zona do euro é um dos principais polos econômicos do mundo, e isso pode afetar a Bolsa por aqui também.
Comércio nos EUA
Nos EUA, será divulgado o relatório mensal das vendas do comércio referentes a junho. Os resultados permitem avaliar o nível da demanda do consumidor em um momento em que a vacinação evolui e o comércio volta a abrir. Por isso, ele ajuda a traçar expectativas para as próximas semanas.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo: