• MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS
sexta-feira, setembro 26, 2025
Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
  • Gastronomia
Início Mercados Bloco 1

Reforma, Crise Hídrica e Inflação: Confira as falas de Guedes em live

Por Eduardo Saraiva
14 de julho de 2021
Em Bloco 1, Economia, Mercados, Mercadoss
Paulo Guedes

(Brasília - DF, 02/12/2020) Palavras do Ministro de Estado da Economia, Paulo Guedes.

EnviarEnviarCompartilhar
Foto: Marcos Corrêa/PR

O ministro da economia, Paulo Guedes, participou de uma live, feita pelo Valor Econômico, nesta quarta-feira (14) com o Diretor-Adjunto de redação do jornal, Cristiano Romero. Nas duas horas de conversa, o economista falou sobre os temas mais atuais do momento na pauta econômica.

Guedes falou sobre a reforma tributária e a perda de arrecadação; comentou sobre a carga de impostos e a relação com o PIB a longo prazo; pediu moderação entre os três poderes; e acredita que a CPI da Covid está comprometendo o trabalho do Senado.

Confira as principais falas do ministro:

Veja mais:

Notícias Em Alta

Créditos: depositphotos.com / marketlan

“Mercado americano segue em máximas mesmo com ambiente incerto”, diz especialista

25 de setembro de 2025
Créditos: depositphotos.com / chormail@hotmail.com

Dirigentes do Fed mostram sinais contraditórios sobre cortes de juros

25 de setembro de 2025
  • Guedes: Governo não está preocupado com perda de arrecadação com reforma
  • Mercado: PIB, Reforma e o que move esta quarta-feiraBancada ruralista critica reforma tributária e quer discutir Funrural

Reforma tributária do IR  

O ministro destacou que a queda de arrecadação não será um empecilho, pois o valor já está compensado. “Não tem problema, já está pago. Antes de começar a reforma já está pago”, disse Guedes.

“Como liberais, preferimos correr o risco de errar para o lado de redução de carga que errar pelo aumento de carga tributária”, destacou Guedes, em tentativa de tranquilizar o mercado. Alguns especialistas acreditam que a reforma atual não irá diminuir a carga tributária, mas o oposto.

Reeleição e PIB

Paulo Guedes afirmou na live que caso o governo seja reeleito, o objetivo será continuar nas tentativas de redução de impostos. “Se o governo for reeleito, vamos continuar baixando”, comentou o ministro. “Somos liberais-democratas. Se os impostos subiram de 18% para 36% ao longo dos últimos 40 anos, nossa ideia é baixar isso para pelo menos 25% do PIB.”

Insistindo nos tópico de redução de tributos, falou que cumprirá a promessa de campanha de diminuir impostos após quatro décadas de aumento.

CPI da Covid

Guedes disse que a CPI da Covid está atrasando os trabalhos do senado para a aprovação de reformas importantes, como a tributária e a administrativa. “[Rodrigo Pacheco] é uma excelente liderança, tenho certeza que as reformas vão andar, mas o que está acontecendo é que a CPI agora está entupindo o trabalho do Senado”, criticou Guedes. “O Senado, ao invés de estar dedicado às reformas, está resolvendo problema de compra de vacina.”

Além disso, ele protegeu o presidente Jair Bolsonaro, afirmando que não acredita na hipótese dos fatos atingirem o presidente da República. “O presidente não entra em conversa furada de corrupção, não dá nem espaço para esse tipo de conversa. Tenho certeza de que em nenhum momento isso vai atingi-lo.”

Conflito entre os três poderes

O ministro da Economia pediu moderação entre os três poderes e que o momento é de moderação, e não racha.

“A mensagem é saúde, emprego e renda – e moderação. Eu também estou tentando ficar mais moderado”, disse Guedes, que também destacou o papel da mídia para ser mais ponderada. “Acho que a mídia tem que dar uma moderada, o Supremo, o presidente (Bolsonaro). Está todo mundo muito nervoso, muito ansioso, radicalizando de um lado e de outro.”

O ministro ainda brincou, fazendo comparação com futebol. “O Fla-Flu (eleição) é no ano que vem, não é agora.”

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo:

https://vimeo.com/event/845002
Tags: Ministério da Economiapaulo guedesReforma tributária
EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Direitos e Benefícios

Evite prejuízos trabalhistas entendendo o que a CLT exige nas horas extras

25 de setembro de 2025
Curiosidades

Conheça a origem do donut e a lenda por trás da criação do seu buraco!

25 de setembro de 2025
Carros

6 carros usados e confiáveis que você pode comprar com apenas R$ 20 mil

25 de setembro de 2025
finanças

O guia para planejar suas metas financeiras para 2026 e finalmente cumpri-las

25 de setembro de 2025
  • MENU
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS