
A Microsoft Corp. MSFT informou hoje (13) ao mercado a compra do provedor de segurança cibernética RiskIQ Inc. O acordo irá aumentar o portfólio de serviços de segurança da empresa em meio a um aumento nos ataques online.
A RiskIQ possui sede em San Francisco, no norte da Califórnia, nos EUA, e foi fundada em 2009. Atua no diagnóstico de vulnerabilidade das empresas e no rastreamento de ameaças digitais.
LEIA MAIS:
- Microsoft apresenta Windows 11 com novo visual; entenda
- Startup Wejo recebe aporte de US$ 25 mi da Microsoft e Sompo
A medida é considerada indispensável devido ao aumento do atendimento online de seus clientes e pelo trabalho remoto de seus funcionários. As empresas não divulgaram o conteúdo do acordo.
Companhias e governos estão cada vez mais preocupados com a vulnerabilidade dos sistemas e com a cada vez mais alta qualificação dos hackers, que têm apresentado uma mudança importante no perfil de ataque. Até pouco tempo, os ataques eram direcionados para empresas de dados focando em logins e acessos.
Agora, o ciber-criminosos estão atacando empresas que compõe a cadeia de suprimentos com foco em alimentos, medicamentos e combustíveis, além de hospitais e redes governamentais.
Ataques Recentes
Em maio, o Oleoduto Colonial Pipeline, de 5.500 milhas, de infraestrutura de energia da Costa Leste, foi temporariamente fechado por sua operadora após um ataque cibernético, provocando falta de combustíveis para o consumidor final. Diversas empresas de transporte aéreo precisaram reorganizar a logística para resolver o problema de reabastecimento.
Um mês depois, a processadora de carnes do mundo, a brasileira JBS SA sofreu um ataque cibernético que interrompeu as atividades das empresas dos Estados Unidos e Canadá. O incidente provocou a falta de carne nos mercados para o consumidor e deixou produtores de carne de corte sem ter para onde escoar os animais abatidos.
Hospitais e serviços municipais também foram vítimas de ataques cibernéticos recentes nos EUA. Em uma entrevista de junho para o The Wall Street Journal, o diretor do Federal Bureau of Investigation Christopher Wray disse que os ciber-ataques que usam ransomware proliferaram rapidamente e que a prevenção exige mais atenção dos setores público e privado.
“O cenário de ameaças nunca foi mais complexo ou desafiador, e a segurança nunca foi tão crítica para nossos clientes”, disse o presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella. “Isso está gerando uma maior demanda por nossos recursos de ponta a ponta em identidade, segurança, conformidade e gerenciamento”, disse.
A aquisição do RiskIQ deve ampliar o book de produtos de segurança oferecidos pela Microsoft para clientes comerciais, que incluem segurança para o serviço de computação em nuvem Azure da Microsoft e seu software 365 Defender.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo: