• MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS
segunda-feira, agosto 18, 2025
Bm&c news
728x90
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
    • Investimentos
  • Gastronomia
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • Negócios
  • Análises
  • Economia
  • Gastronomia
Início BM&C NOW

Glossário do mercado financeiro: Conheça os termos mais usados na área

Por BMCNEWS
11 de julho de 2021
Em BM&C NOW, Destaques 2, Mercados
EnviarEnviarCompartilhar

O mercado financeiro possui muitos termos e nomenclaturas que fazem com que investidores iniciantes tenham dificuldades na compreensão do mercado de investimentos.

Leia também:

  • Ibovespa opera em queda após IPCA vir abaixo do esperado
  • Empresas captam R$ 253 bilhões no mercado financeiro, diz Anbima

Para aqueles que querem começar a investir, dominar alguns vocabulários os ajudam na tomada de decisão e na escolha da melhor ação. 

Por essa razão, fizemos um glossário com as palavras mais usadas na área, a fim de familiarizar quem não é do ramo. 

Notícias Em Alta

Especialista da Fami Capital destaca: momento é de atenção para as debêntures incentivadas

18 de agosto de 2025
"Segunda prévia do Ibovespa mostra avanço na construção e desafios do agro", diz RB

“Segunda prévia do Ibovespa mostra avanço na construção e desafios do agro”, diz RB

18 de agosto de 2025

Abertura

Abertura ou abertura de mercado é um termo utilizado para referir-se a um primeiro preço em que determinado ativo foi negociado em uma sessão. 

Acionistas

São pessoas que possuem ações em alguma sociedade anônima (S.A.), seja de capital aberto ou fechado. O acionista é considerado um proprietário da fração comprada da empresa. 

Ações

É uma parcela do capital de uma empresa. As ações podem ser ordinárias ou preferenciais. As ações ordinárias têm direito a voto nas assembléias e decisões das empresas. 

Nas ações preferenciais existem preferência para receber dividendos ou na distribuição de resultados.

After Market

Significa momento depois do mercado e é o nome dado ao pregão, que ocorre até às 22 horas. Após o horário de negociação da bolsa de valores (B3), ainda existe um período curto para que os investidores realizem algumas movimentações. 

Alavancagem

Muito utilizado na renda variável, a alavancagem é quando o investidor conta com recursos externos para realizar as operações ou investimentos desejados.

Um dos exemplos é o aluguel de ações, que permite a realização da venda a descoberto. Isto faz com que amplie as oportunidades de ganho, dando possibilidades para os lucros mesmo diante de cenários de queda. As operações de Day Trade e no mercado futuro também é outro exemplo de alavancagem.

Alíquota

É um percentual aplicado para calcular o valor de algum tipo de imposto, seja ele o Imposto de Renda, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), entre outros.

Com isso, a maior parte dos investimentos estão sujeitos a cobranças de alíquotas. O ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) tem alíquotas pré-definidas pelos governos estaduais para os diferentes tipos de produto ou serviço.

Amortização

Esse termo refere-se à redução gradual de uma dívida baseada em pagamentos periódicos. A amortização é, sobretudo, o pagamento de dívidas feito por empresas de forma parcelada e em um prazo pré-estabelecido.

Análise Fundamentalista

É uma metodologia de análise que utiliza os dados financeiros disponíveis sobre uma empresa para projetar seu desempenho futuro, seja por lucros, posição no mercado, entre outros. Com isso, é determinado um preço justo para as ações de determinada empresa.

Análise Técnica

A análise técnica é uma técnica que consiste na análise de gráficos e dados das ações. Ela é muito utilizada para descobrir tendências das empresas de curto, médio e longo prazo.

Anbima

É a sigla de Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiros e de Capitais. Trata-se de uma entidade autorreguladora voluntária que representa as empresas do setor financeiro. 

É também considerada a principal entidade certificadora dos profissionais dos mercados financeiro e de capitais do Brasil. 

Ativos ou assets

São ações, títulos, bens ou direitos que estão sendo negociados ou cotados por empresas ou pessoas no mercado financeiro. Um dos exemplos de ativo é o CDB.

Bacen

Bacen é a sigla para Banco Central do Brasil e é quem autoriza as instituições financeiras a funcionarem, tendo, assim, a função de fiscalizá-las. 

Os bancos comerciais, aqueles nos quais acostumados a abrir contas, devem obedecer algumas regras do BC, mesmo tendo liberdade para colocar condições de preço e oferta de produtos. Com o controle do Banco Central é assegurado os direitos dos cidadãos, não havendo concorrência injustas e até mesmo abusivas entre essas instituições financeiras.

BDR

É uma sigla para Brazilian Depositary Receipts ou também recibos depositários. Trata-se de um produto de renda variável negociado pela Bolsa de Valores (#B3). Por meio dessa modalidade é possível investir de maneira indireta em ações estrangeiras. 

Bear Market

Bear market significa, em tradução para o português, mercado de urso. A expressão indica que o mercado ou determinado setor está em baixa. Sendo assim, o reflexo é a queda dos preços das ações na bolsa de valores.

Benchmark

É um comparativo entre pares do mercado usados como base para os resultados. Tem a funcionalidade de entender a direção do setor e da empresa. Representa o que é padrão em algumas práticas do mercado. 

BM&FBovespa

A BM&F Bovespa é responsável por administrar os mercados de títulos de renda variável, valores mobiliários e também contratos derivativos. Com isso, são negociados, títulos de renda fixa, ações, câmbio e contratos derivativos referenciados em ações, contratos futuros, contratos a termo, contratos de índices, mini-índices, taxas, mercadorias, moedas, entre outros.  

A bolsa de valores faz o registro – conhecido como controle das informações -, a compensação – garantia da realização das operações – e a liquidação – que são o encerramento das operações – dos ativos negociados.

BTC

É um empréstimo de ações de uma operação em que investidores doadores emprestam aos investidores tomadores, por um prazo determinado. Isso é feito mediante a cobrança de uma taxa livremente pactuada, com certa quantidade de ações.

Bull Market

O Bull Market refere-se ao momento em que o mercado está em alta. Com isso, quando o preço das ações sobem, a economia de um país tende a estar mais robusta.

Buy and Hold

Na tradução para o português, buy and hold significa comprar e segurar. Por isso, trata-se de investir em ativos que não necessitam vendê-los em um futuro próximo. O objetivo desta estratégia é fazer o dinheiro render com a valorização das cotações e recebimento de proventos.

Câmbio

Trata-se de uma cotação ou relação direta entre moedas com a finalidade de compra e venda.

Carteira de Ações

É um conjunto de ações de empresas, com investimentos feitos a curto, médio ou longo prazos. Para realizar a aplicação, é indicado identificar qual o perfil do investidor, ter conhecimento sobre o mercado e diversificar as ações de acordo com o que é buscado.

CDB

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. Refere-se em uma aplicação, que é oferecida por bancos para captação de fundos e tem como rendimento um juros superior à poupança.

CDI

É a sigla para Certificado de Depósito Interbancário e nada mais é do que um título de emissão dos bancos, que difunde as operações do mercado interbancário – transações entre bancos.

CRA/CRI

CRI é a sigla para Certificados de Recebíveis Imobiliários.Trata-se de títulos de crédito emitidos exclusivamente por companhias securitizadoras. 

Já a sigla para CRAs é Certificado de Recebimento do Agronegócio, que são títulos de renda fixa isentos de imposto de renda e que funcionam de maneira semelhante ao CRI. Também, trata-se de títulos securitizados, no entanto ao invés de ter relação direta com o mercado imobiliário, tem relação com o agronegócio.

CETIP

CETIP significa Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos. Isto é, refere-se a uma companhia de capital aberto, que oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos.

Circuit Breaker

Circuit breaker é a paralisação dos negócios na bolsa de valores quando o principal índice cai mais do que um determinado limite. No caso da bolsa brasileira, B3, o mecanismo é acionado a partir do momento que o seu principal índice, que é o Ibovespa, cai mais de 10% relacionado ao fechamento do dia anterior.

Come-cotas

O come-cotas é o termo usado na antecipação do recolhimento do Imposto de Renda em fundos de investimento. Em um período de seis meses, o come-cotas recolhe as cotas dos fundos em alíquotas que podem ir de 15% a 20%.

Essa cobrança costuma acontecer no último dia de maio e no último dia do mês de novembro. Dessa forma, é necessário levar em conta o valor no cálculo da rentabilidade líquida do seu investimento.

CVM

É a sigla para Custo da Mercadoria Vendida e trata-se de um cálculo gerencial utilizado no ramo para as empresas de varejo. De maneira geral, o CVM representa a quantia que uma empresa gastou em estoque referente aos produtos que foram vendidos em um certo período.

Commodities

As commodities são bens de consumo global. Ou seja, são matérias-primas que podem passar por algum processo industrial para aumentar sua duração.

As principais commodities brasileiras são minerais e agrícolas, como é o caso da soja, laranja, trigo, petróleo, ouro, minério de ferro, boi, entre outros. 

COPOM

O Comitê de Política Monetária é o órgão do Banco Central. Ele é formado por presidente e diretores, que definem, a cada 45 dias, a porcentagem da taxa básica de juros da economia, a Selic.

Corretagem

Refere-se ao nome dado a taxa cobrada pelas corretoras para a realização de operações de compra e venda de ativos de renda variável. 

Cotação

A cotação é um valor estipulado pelo mercado no qual as mercadorias, além de diversos serviços e produtos, são negociados. 

Portanto, é muito comum ouvir-se falar de cotações de ações, moedas e fundos.

Custódia

Custódia é a guarda e o exercício de direitos sobre títulos e valores depositados em nome de um investidor.

Além disso, existem também as Centrais de Custódia, que são empresas associadas às bolsas de valores e que possuem a autorização do Banco Central para exercer atividades.

Após feito o cadastro na bolsa de valores, é repassado um código que representa o número de sua conta de custódia na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC).

Day Trade 

Day Trade é uma operação de curto prazo que tem compra e venda do ativo no mesmo pregão ou ainda o inverso.

Refere-se ao recebimento de dinheiro na variação do preço de forma rápida, tomando como base as oscilações de determinado ativo.

Debêntures

É um título de renda fixa, emitido por companhia privada, em que a taxa de retorno é fixada. Ainda, pode ser incentivada pela taxa IPCA e com prazo definido.

Derivativos

É um instrumento financeiro que tem o preço originário de um ativo, taxa de referência ou índice de mercado.

Existem derivativos de ativos físicos, como soja, café ou outro, mas também de ativos financeiros, como ações, taxas de juros ou moedas.

Quem negocia um contrato futuro de dólar, não faz a operação do dólar, mas de um contrato baseado no valor do mercado à vista.

Os tipos mais comuns de derivativos são: contratos futuro, contratos a termo, opções e swaps.

Desdobramento

Desdobramento de ações é uma medida tomada pelas empresas negociadas na bolsa de valores para reduzir o preço das ações, por meio da divisão do número de ações atual. Com isso, o número de ações negociadas são modificados, porém o preço cai na mesma proporção, sem impactar o valor total do investimento.

Além disso, é conhecido também por split de ações. O desdobramento tem como intuito aumentar a liquidez das ações e tornar a aplicação mais acessível para todos os investidores.

Dividendos

Os dividendos representam uma parte do lucro líquido das empresas que são direcionados aos acionistas como uma forma de remuneração. Os proventos dos acionistas podem ser feitos em dinheiro, ações, especiais ou Juros Sobre o Capital Próprio (JCP). Após definido pelas empresas, os dividendos têm os créditos diretamente na conta.

Dólar Comercial e Turismo

Dólar comercial é diferente do dólar turismo. O primeiro é usado em transações comerciais, do governo e de bancos, com a finalidade de compra e venda de mercadorias, investimentos, importação e exportação.

A definição diária é realizada pelo mercado e pode haver variações ao longo do dia. Com isso, o que faz o preço da moeda variar é a sua procura, mais conhecido como oferta e demanda.

O dólar turismo é vendido para pessoas físicas que viajam para o exterior e precisam comprar a moeda. Trata-se de uma cotação aplicada na compra de passagens aéreas e em cartões pré-pagos para viagens. De acordo com a regulamentação do Banco Central, pessoas físicas não podem comprar dólar comercial, apenas de Turismo.

Dólar Ptax

Esse tipo de dólar serve como referência para as instituições financeiras que trabalham com o mercado de câmbio. 

O cálculo da taxa Ptax é feito diariamente pelo Banco Central tendo como referência a média das taxas de compra e venda praticadas pelos bancos do Brasil.

Empresa de capital aberto e fechado

As Sociedades Anônimas (S.A) de capital aberto captam recursos de maneira pública por meio da venda das ações, como é o caso da Petrobras.

Para as empresas de capital fechado, os recursos são captados do seu quadro de acionistas particular, sem que esteja aberto ao público.

ETF

ETFs são as siglas para Exchange Traded Funds, ou fundos de índice, e nada mais é do que fundos de investimento constituídos. Ele tem o objetivo de investir em uma carteira de ações que busca replicar a carteira e a rentabilidade de um determinado índice de referência, ou subjacente.

Fundos de pensão

De maneira geral, são fundos fechados de previdência complementar. Normalmente, são oferecidos por grupos empresariais, entidades de classe, associações e cooperativas, que não devem ter fins lucrativos na oferta de previdência.

Fundo Garantidor de Crédito

O Fundo Garantidor de Crédito tem como sigla FGC e trata-se de uma instituição privada que protege os investidores em caso de falência, liquidação ou alguma intervenção do emissor de um ativo.

É uma garantia sobre modalidades, como poupança, CDB, LC, LCI e LCA, que permite com que o investidor resgate até R$ 250 mil em um dos casos supracitados. 

O intuito principal do FGC é contribuir para a estabilidade do sistema financeiro e garantir a proteção dos investidores.

Grupamento

O grupamento é o modo inverso do desdobramento. É quando uma empresa decide transformar um grupo de ações em apenas uma, de modo a ter um valor mais alto nas ações.

Home Broker

O Home Broker é uma plataforma digital que permite a compra e a venda de títulos e ações. A ferramenta pode ser acessada facilmente por meio de tablet, computador ou smartphone.

Ibovespa

Ibovespa é o principal índice da bolsa de valores brasileira e com ela é calculada a média de desempenho de uma carteira com as principais ações negociadas na B3.

IBX

É um índice de preços que mede o retorno de uma carteira teórica que compõe cerca de 100 ações selecionadas. Dentre essas ações, vão para IBX as que apresentarem o maior número de negócios e volume financeiro. São ponderadas no índice pelo seu respectivo número de ações disponíveis à negociação. 

O índice de preço é considerado um marcador que avalia o retorno total das ações componentes na carteira do investidor. A revisão na composição da carteira é feita a cada quatro meses. 

IFIX

IFIX é o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários e tem como objetivo indicar o desempenho médio das cotações de fundos imobiliários. Os ativos que compõem este índice são definidos pela bolsa brasileira, B3.

O Índice de Fundos Imobiliários representa uma carteira teórica dos fundos imobiliários mais negociados e de maior liquidez da bolsa. Em um período de quatro meses, essa carteira é revista e atualizada, retirando assim os fundos que não preenchem mais os critérios necessários. 

O IFIX funciona para o mercado de Fundos de Investimento Imobiliário (FII), como é o caso do Índice Bovespa (Ibovespa), que funciona para o mercado de ações. 

IGP-M

O Índice Geral de Preços de Mercado é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem a função de registrar a inflação do país.

Os resultados divulgados pelo IGP-M são baseados nos preços que são coletados entre os dias 21 do mês anterior e o dia 20 do mês vigente. Este período é conhecido como mês de referência.

Nessa conta são levados em consideração itens como, alimentação, transporte e vestuário.

IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras é um imposto pago por pessoas físicas e jurídicas que efetuam operações de crédito, sejam por meio de empréstimos, câmbio, seguro ou operações relativas a títulos ou valores mobiliários.

IPCA

Trata-se da sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo e é a partir desse índice que a inflação do país é medida. Esse valor é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

IPO

Sigla em inglês para Initial Public Offering, ou oferta pública inicial de ações, e é utilizado na primeira negociação de cotas de fundos de investimentos. Refere-se ao movimento de abertura de capital e que passa então a negociar com a Bolsa de Valores.

JCP

Os juros sobre capital próprio são um tipo de provento pagos pelas companhias, caracterizados, portanto, como uma das alternativas de distribuição de lucro aos acionistas. Pagos como uma remuneração pelo empréstimo de recursos dos sócios, os JCP são distribuídos ao longo do exercício social, assim como os dividendos das empresas.

Juros

Os juros são os preços atualizados pagos por um empréstimo. Ou seja, além do devedor devolver o valor que nos foi emprestado, deve-se pagar ainda um valor a mais e quanto maior o tempo sem devolver o dinheiro maior serão os juros. O mesmo acontece com os investimentos. 

Em geral, os juros são expressos na forma de uma taxa mensal ou anual. Eles são calculados sobre uma porcentagem da quantia principal, mas também podem estar presentes em um valor fixo.

Lastro

Quando você investe seu capital em uma determinada modalidade de aplicação, o sistema financeiro exige que a instituição financeira escolhida pelo investidor possua o valor total ou parcial aplicado em seu caixa.

Diante disso, o cliente tem uma garantia de segurança e essa garantia é chamada de lastro.

LCA/LCI

LCIs são as siglas para Letras de Crédito Imobiliário e as LCAs são Letras de Crédito do Agronegócio. Trata-se de dois investimentos de renda fixa que contam com a isenção do Imposto de Renda para pessoa física. 

Leilão de ações

O leilão de ações é caracterizado pela retirada de ativos específicos do pregão de um determinado período. Refere-se a uma interrupção ou de um travamento temporário, que tem o intuito de controlar uma oscilação atípica de preços.

Liquidez

A liquidez é a facilidade que uma aplicação tem de ser convertida em dinheiro sem que haja perda de valor. Quanto mais rápido esse processo for, mais alta é a liquidez daquele ativo. Existem dois tipos de liquidez: a diária, que é um ativo que possui liquidez diária e pode ser resgatado a qualquer momento, e a do vencimento. Para este caso, o investidor pode retirar o capital antes do prazo final do investimento.

Marcação a mercado

Marcação a mercado é a atualização de um preço para o valor mais recente.

Payroll

Payroll é o nome dado ao principal indicador econômico que mede o desempenho do mercado de trabalho não-agrícola dos Estados Unidos. Esse indicador consegue mostrar o andamento dos empregos no país, desconsiderando o setor primário, principalmente relacionado à agricultura.

Perfil do Investidor

O perfil do investidor pode ser conservador, moderado ou agressivo, conhecido também como arrojado. Isso tem como definição levando em consideração a tolerância a riscos, além de outros fatores. 

Poupança

A poupança é uma aplicação de renda fixa simples. É um tipo de conta bancária voltada para as pessoas que buscam acumular quantias de dinheiro, realizando a menor quantidade de retiradas possível.

Embora haja dúvidas, a rentabilidade da poupança é a mesma em qualquer instituição. 

Pregão

Pregão é o nome dado à sessão de negociação de ativos na bolsa de valores.

Rating

O Rating é um termo em inglês que, para o português, significa classificação. Sendo assim, o rating costuma representar a avaliação do risco de crédito dada por uma agência de classificação de risco.

Renda fixa

A renda fixa é uma classe de investimentos composta por aplicações que funcionam como um tipo de empréstimo. Sendo assim, após fazer a aplicação, o investidor recebe os juros da aplicação. 

Dessa forma, trata-se de um investimento mais seguro, em que o investidor conhece antecipadamente qual será a rentabilidade com aquele ativo, desde que cumpra as determinações de data de vencimento.

Renda Variável

É uma classe de investimentos que agrupa as aplicações que não têm predefinição de retorno no momento da compra. Essas ações tendem a se atrelar à lei de oferta e demanda, no qual apresenta maiores riscos e maiores potenciais de ganho comparado à renda fixa.

Rentabilidade

A rentabilidade é o retorno que o investidor tem sobre a aplicação que foi realizada. Dito isso, a rentabilidade pode ser definida por meio de taxas pré ou pós-fixadas de vínculos com índices de inflação ou baseadas apenas na valorização, como é o caso do mercado de ações. 

Resgate

Resgate é a soma do tempo de cotização com o prazo de liquidação. De maneira simplificada, é o período em que é feita a solicitação do resgate até o momento em que o dinheiro cai na conta do investidor.

Risco

O risco de mercado pode ser definido como uma variação no valor dos ativos financeiros no qual possam gerar perdas para a instituição ou para o investidor. Um dos fatores que podem apresentar risco são as cotações de câmbio, ações, commodities, taxas de juros e indexadores, como os da inflação.

Small Caps

São ações que apresentam baixo valor de mercado e também baixo volume de negócios. No entanto, podem demonstrar alto potencial de valorização.

Spread

É a diferença entre cotações/valores de duas operações financeiras.

Stop Loss

Em tradução para o português, stop loss significa parar a perda. Trata-se de uma ordem automática de venda que é programada ao investir no mercado de ações. Esse recurso é usado para mitigar riscos e ainda consiste em uma reação a possíveis perdas.

Swing Trade

O swing trade é uma estratégia semelhante ao day trade. O que se difere são que as ações são compradas e vendidas em um prazo que pode variar de dias a semanas. Esse período, um pouco maior do que o day trade, permite que sejam feitas análises técnicas e fundamentalistas antes de se realizar a venda dos ativos.

Selic

A Taxa Selic é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Refere-se à taxa básica de juros do país e tem como meta a ser definida pelo Comitê de Política Monetária, do Banco Central, (Copom) a cada 45 dias.

A Selic tem influência direta na inflação e no crédito, pois rege os juros do mercado interbancário.

Taxa de performance

A taxa de performance é uma cobrança realizada pelos fundos de investimento sobre a rentabilidade excedente a um determinado benchmark pré-estabelecido. Ou seja, trata-se de uma remuneração pelo bom desempenho dos gestores. 

O nome é também conhecido como taxa de sucesso ou sucess fee.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto são títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e compõem a classe de ativos de renda fixa. 

Ticker

É uma nomenclatura usada para distinguir objetos dentro do mesmo ativo, que podem ser classes de ações, derivativos ou outros investimentos.

Títulos

Títulos são papéis que em diferentes instituições podem emitir para arrecadar recursos. Com isso, os títulos são papéis de dívida da entidade emissora, que se compromete a devolver o dinheiro para o investidor com os devidos juros.

Trader

O trader é um investidor do mercado financeiro que busca ganhar dinheiro com operações de curto prazo, aproveitando, assim, a volatilidade do mercado. 

O trader busca ganhos financeiros realizando a compra e a venda de ações ou de outros ativos negociados em Bolsa.

Units

As Units são um tipo de ativo que concentram em si duas ou mais ações de uma empresa. Conhecidas também como depósito de ações, as units podem ser compostas por ações ordinárias (ON), ações preferenciais (PN) e também por bônus de subscrição.

Valuation

É um termo que em tradução para o português significa avaliação de empresas. Ao trabalhar com as percepções que a empresa possui dos investidores e clientes, o valuation envolve o julgamento da posição que ocupa no mercado e a previsão do retorno de investimento nas ações da empresa.

Volatilidade

A volatilidade na bolsa de valores corresponde à variação da cotação de determinado ativo, levando em consideração um período de tempo. Quando o mercado está volátil, as oscilações são intensas, o que pode gerar boas ou más oportunidades de negócios.

Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo:

https://vimeo.com/event/845002
Tags: dicionárioglossáriomercado de açõesmercado financeiro
EnviarCompartilharCompartilharCompartilhar
Curiosidades

O chocolate branco tem uma história inusitada e sabor único

18 de agosto de 2025
Carros

O que faz o Jeep Renegade seguir como um dos SUVs mais vendidos

18 de agosto de 2025
Loterias

Dupla Sena 2847 revela números sorteados e prêmio acumulado

18 de agosto de 2025
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SME adquire HIAS Group e anuncia expansão para Portugal

18 de agosto de 2025
  • MENU
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • MENU
    • Programação
    • Mercado & Beyond
    • Mercado Internacional
    • Investimentos
    • Economia
    • Economia POP
    • Mercados
    • Opinião
    • Educação
    • Vídeos
  • Anuncie na BM&C NEWS
  • Fale conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de uso
  • Sobre a BM&C NEWS