
A quinta-feira (8) para o mercado financeiro começa, ainda, com embates políticos que estão ganhando repercussão ao longo das últimas semanas, além de anúncios programados realizados nesta semana. Para hoje, investidores globais devem estar com os olhos voltados para o Brasil, que tem vivido dias turbulentos durante a CPI da Covid-19.
Em sessão de ontem (7). O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga ações e omissões durante a pandemia da Covid-19, Omar Aziz (PSD), pediu a prisão de Roberto Ferreira Dias, ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde.
LEIA MAIS:
- Brasil Pra Frente: Episódio discute os impactos da reforma tributária; assista
- Fundos de investimentos já captaram R$ 206 bilhões neste ano
No entanto, cerca de cinco horas depois de receber a ordem de prisão, Dias pagou a fiança de R$ 1.100 e foi liberado na noite de ontem. Ele deixou o local acompanhado de sua advogada, Maria Jamille José. Ele vai responder por perjúrio em liberdade.
No EUA, investidores ainda devem repercurtir a divulgação da última ata do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto), feita pelo Fed (Banco Central norte-americano) na tarde de ontem. Para especialistas, o documento não apresentou surpresas ao mercado. Ainda por lá, haverá a divulgação do relatório de estoques de petróleo.
A ata do Fed refletiu positivamente no Ibovespa. No fechamento do pregão de ontem, o índice apresentou leve recuperação e apresentou alta, retornando aos 127 mil pontos. O principal índice da bolsa brasileira (B3) finalizou com elevação de 1,54%, e deve ser movimentada por dados da inflação, que serão divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
Estes e outros assuntos você também acompanha ao longo do dia durante a programação da BM&C News no YouTube. Confira os principais destaques que devem movimentar o mercado nesta quinta:
Inflação
O IBGE divulga nesta quinta-feira (8) a inflação de junho. O avanço do indicador tem preocupado os investidores, que temem que isso force a diminuição dos incentivos à economia.
Por isso, o dado deve movimentar o mercado hoje.
CPI da Covid
Na sessão desta quinta-feira (8), a CPI da Covid ouvirá Francieli Fontana Fantinato, ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Segundo a comissão, Francieli é peça-chave para esclarecer as suspeitas de irregularidades nas negociações da vacina indiana Covaxin, pois ela ainda estava à frente do programa na época.
As denúncias feitas na comissão têm balançado o cenário político brasileiro, e este depoimento pode mexer ainda mais com a confiança do investidor no país.
Petróleo
Outro dado que será divulgado hoje é o relatório de estoques de petróleo dos EUA, que costuma afetar o preço das ações das empresas de petróleo por lá. Como a Petrobras (PETR4) segue a cotação do petróleo do país, o dado também pode afetar diretamente as ações da empresa.
Se inscreva no nosso canal e acompanhe a programação ao vivo: